Saúde & bem-estar

Vírus do herpes pode ajudar no tratamento de cancro da pele

Cientistas do Institute of Cancer Research de Londres fizeram uma nova descoberta que pode revolucionar os tratamentos oncológicos. O de grupo de investigadores descobriu que usando o vírus do herpes modificado em laboratório conseguem atacar o melanoma, conhecido por cancro da pele.

Doentes com a doença em estado particularmente agressivo foram tratados com sucesso com esta medicação feita à base deste vírus. O sucesso deste ensaio clínico mostra ainda a importância da viroterapia, técnica em que uma doença é usada para atacar outra.

Se for aprovado pelas autoridades de saúde, o medicamento chamado T-VEC, poderá começar a ser comercializado já no ano que vem, conforme prevê Kevin Harrington, o investigador em terapias biológicas que liderou a pesquisa.

Esta terapia assume ainda uma importância maior por conseguir combater o cancro mesmo quando a doença já se disseminou pelo corpo.

Dos 400 doentes que participaram no ensaio clínico, um em cada quatro respondeu ao tratamento e entrou em remissão. Cerca de 10% dos doentes entraram em remissão total, sem cancro detetável neste momento. Se assim se mantiverem por cinco anos, consideram-se curados.