Televisão

SIC suspende “Golfinhos com as Estrelas”

O programa “Golfinhos com as Estrelas”, que estava previsto começar a ser gravado amanhã e que seria apresentado por Bárbara Guimarães, foi suspenso pela SIC.

“A SIC tomou conhecimento hoje, dia 18 de maio, de um parecer enviado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) ao Presidente do Conselho de Administração do Zoomarine sobre o programa ‘Golfinhos com as Estrelas’, o qual é ‘desfavorável’. A SIC foi também informada de um projeto de parecer ‘negativo’ emitido pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária relativamente ao mesmo programa. Face a estes pareceres, a SIC decidiu suspender de imediato a produção do programa, já em curso”, explica a estação de Carnaxide, através de um comunicado.

Para já, não se sabe se o canal irá ou não retomar o projeto: “A SIC está a analisar a fundamentação do ICNF para este parecer ‘desfavorável’ e decidirá a seu tempo de eventuais iniciativas no plano jurídico”. A estação “iniciou a produção de ‘Golfinhos com as Estrelas’ após ter obtido autorização do Zoomarine, que nunca invocou qualquer limitação legal aos conteúdos definidos e acordados do programa”.

Antes de se conhecer a decisão da SIC, o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) tinha enviado um comunicado a pedir a suspensão do programa. “O PAN acaba de intentar uma providência cautelar contra a empresa Mundo Aquático, proprietária do parque aquático Zoomarine, em Albufeira, com o pedido de suspensão imediata da utilização de fauna selvagem no âmbito das gravações do programa Dolphins with Stars, em português Golfinhos com as Estrelas e até emissão do relatório do parecer da Comissão de Ética e Acompanhamento de Parques Zoológicos”.