Atualidade

Rui Moreira leva namorada a estreia mundial de Manoel Oliveira

O autarca portuense surgiu pela primeira vez com a namorada, Maria Bochicchio, em público. A investigadora acompanhou Rui Moreira à estreia do documentário biográfico inédito “Visita ou memórias e confissões”, rodado em 1982, por Manoel de Oliveira, que decorreu na segunda-feira, dia 4, no teatro Rivoli, no Porto.

O casal, que está junto desde o início do ano conforme a Move Notícias avançou em primeira mão, sentou-se lado a lado na primeira fila para assistir ao filme póstumo, de 68 minutos, que o mestre portuense fez com o propósito expresso de só ser mostrado depois da sua morte. O filme de Manoel de Oliveira tornou-se público um mês após a sua morte, no Grande Auditório do Rivoli, batizado com o seu nome.

A viúva de Manoel de Oliveira, Maria Isabel, de 97 anos, também marcou presença, assim como outros familiares do cineasta. No filme autobiográfico, Maria Isabel é questionada de como é estar casada com Manoel de Oliveira, ao que responde que o seu casamento requer “abnegação e compreensão porque não se pode separar o artista do homem sem que a pessoa fique anulada na sua personalidade”. Isabel foi a companheira de uma vida do cineasta. Casaram em dezembro de 1940 e tiveram quatro fillhos: Manuel Casimiro, José Manuel, Isabel Maria e Adelaide.

Esta terça-feira, 5 de maio, o filme será exibido na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, às 21h45 e às 23h15. Está também confirmada a passagem de “Visita ou Memórias e Confissões” no próximo Festival de Cinema de Cannes, na secção dedicada aos Clássicos.

Fotos: Move Noticias/ Câmara do Porto