Lifestyle

Preço da água vai mudar

A reforma do setor da água, aprovada em Conselho de Ministros, que tem como objetivo a uniformização das tarifas em todo o país, vai aumentar o preço das faturas para as zonas mais a litoral, enquanto no interior vai haver uma descida.

“As tarifas vão convergir no prazo de cinco anos até chegarmos à tarifa única entre interior e litoral, os cidadãos do interior norte verão reduzida a sua tarifa mensal em três euros, de imediato, e os do litoral norte terão um agravamento gradual ao longo destes cinco anos de trinta cêntimos anuais”, revelou o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva.

Assim, o preço da água vai subir no Grande Porto, Coimbra e Costa do Estoril, e baixar em Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Interior e na região de Leiria. Em Trás-os-Montes e Alto Douro os municípios terão a tarifa média mensal reduzida em cerca de 3 euros, ainda este ano, enquanto no Grande Porto haverá um aumento de cerca de 30 cêntimos por ano durante os próximos cinco anos.

Em Leiria, Batalha, Marinha Grande, Ourém e Porto de Mós, a fatura mensal deverá descer cerca de 1 euro, este ano, enquanto em Coimbra haverá um acréscimo de 9 cêntimos por ano, nos próximos cinco anos.

A Beira Interior deverá ver a factura da água descer em cerca de 3 euros em 2015 e na Costa do Estoril deverá verificar-se um aumento de 57 cêntimos por ano em cinco anos.

O ministro do Ambiente justifica que a medida visa a igualdade territorial e social, salientando que a reforma vai levar a “um fortíssimo emagrecimento” do grupo Águas de Portugal, por via da junção das 19 empresas regionais de gestão da água em apenas cinco entidades. O que vai permitir uma poupança de 2,7 mil milhões de euros.