Saúde & bem-estar

Hipertensão desvalorizada pelos portugueses

Este domingo, dia 17, celebra-se o dia Mundial da Hipertensão. Por isso, vale a pena lembrar alguns riscos da doença. A probabilidade de aparecimento da hipertensão é cerca de duas vezes maior nos diabéticos do que na população em geral. Estima-se que cerca de metade da população com diabetes também sofra de hipertensão, precisando de acompanhamento médico para as duas doenças.

No entanto, os portugueses desvalorizam e desconhecem esta relação, conforme a última sondagem “O que sabem os portugueses sobre a diabetes”, na qual a hipertensão não foi apontada como uma complicação da diabetes, apesar dos últimos estudos realizados no nosso país, em diabéticos que frequentavam consulta especializada, terem comprovado que 62,5% dos inquiridos sofriam também de hipertensão. Segundo os especialistas, este desconhecimento pode ser explicado pelo momento do diagnóstico da doença: estima-se que cerca de 175 milhões de diabéticos estejam ainda por diagnosticar e, quando a descobrem, já são hipertensos, não associando as doenças.

“Os diabéticos têm uma maior propensão a desenvolver problemas renais, comprometendo a eliminação de sal e água através da urina. O incremento destes dois elementos na circulação do sangue origina o aumento da pressão arterial. Outro problema recorrente nos diabéticos é a oxidação mais rápida dos vasos sanguíneos, devido ao excesso de açúcar no sangue. A oxidação entope as artérias com gorduras como colesterol ou triglicéridos, aumenta a pressão arterial e traz outros riscos acrescidos, como enfarte e AVC, que são potencialmente mais perigosos nos idosos, considerados grupos de risco nestas duas patologias. Nesta faixa etária, é comum encontrarmos uma maior prevalência da Diabetes Tipo 2. Esta patologia tem vindo a aumentar a nível mundial e particularmente no nosso país, estimando-se uma prevalência de cerca de 13% da população portuguesa”, explicou a Isabel Manita, Endocrinologista no Hospital Garcia de Orta.

A relação inversa também pode acontecer, ou seja, a hipertensão pode ser um fator de risco importante para o surgimento de diabetes tipo 2. As causas de ambas as doenças são intimamente relacionadas, logo, o que potencia o aparecimento da pressão alta pode também ocasionar a diabetes. Os últimos estudos revelam que, no momento de aparecimento da diabetes, 39% dos diabéticos já são hipertensos.