Lifestyle

Há seis praias em Portugal com má qualidade

Portugal tem 451 praias excelentes, 85% do total das classificadas, mas o número de zonas balneares de “nota” máxima diminuiu e apareceram seis praias com má qualidade.

“No ano de 2015, temos um recorde de zonas balneares e, em comparação com o ano passado, temos mais 26 águas balneares classificadas como tal. Mas há seis praias classificadas como más, quando, no ano passado, não tínhamos qualquer praia ‘má'”,apontou Francisco Ferreira da Quercus, acrescentando que este “é um sinal de que estamos a piorar”.

No grupo das “más”, Francisco Ferreira destaca o caso particular da Madeira, que detém quatro: “duas no Funchal – a praia do Gorgulho e a praia de Poças do Gomes Doca do Cavacas – e duas no Machico – Banda D´Além e S. Roque”. As outras duas são no continente: uma no interior, em Vila Verde – a praia do Prado Faial -, e a outra de transição, em Ovar – a praia do Areinho.

Apesar de haver 84,8% de praias excelentes o responsável alerta para o facto de estar a haver uma tendência descendente.

Para completar a análise, é referido que 37 praias não têm classificação, 11 das quais são novas na lista, 16 têm uma qualidade aceitável (a seguir à má), 59 são boas e 451 excelentes.