Cultura

Fotografias de Frida Kahlo em exposição pela primeira vez em Portugal

“Fashion Icon Frida Kahlo” é a exposição que vai trazer, pela primeira vez, a Portugal 44 fotografias originais de Frida Kahlo. As imagens, que vão estar patentes no CascaiShopping, de 15 de maio a 12 de julho, são testemunho de eventos que marcaram não só a pintura e a vida artística de Frida Kahlo mas, sobretudo, a sua maneira de ser e o seu estilo único que influenciou decisivamente, e continua a influenciar, a moda.

Da autoria de Lola Alvarez Bravo, Manuel Alvarez Bravo, Florence Arquin, Lucienne Bloch, Imogen Cunningham, Guillermo Dávila, Gisèle Freund, Héctor García, Juan Guzman, Fritz Henle, Guillermo Kahlo, Leo Matiz, Nickolas Muray, Victor Reyes, Bernard Silberstein, Carl Van Vechten e Edward Weston, estes registos fotográficos fazem parte de uma coleção privada que já esteve na posse dos familiares da Frida Kahlo e dos autores das mesmas.

Esta mostra abre uma página da vida íntima da artista e apresenta Frida Kahlo em momentos privados e públicos e revelam a personalidade de uma artista mas, ainda mais, de uma mulher que se tornou o símbolo da força e independência do universo feminino.

As fotografias retratam a infância, a adolescência e a fase adulta da artista, nomeadamente os momentos passados com o seu marido, Diego. As fotos de “dimensões variadas” vão estar expostas numa estrutura criada de raiz pelo ateliê de arquitetura LikeArchitects.

Esta iniciativa contempla, também, filmagens de modelos contemporâneos, em super slow-motion, que incorporam o estilo contemporâneo da artista, que é a grande tendência nas coleções de primavera/verão de 2015, e que remetem para o universo da mulher e artista que foi Frida Kahlo. Associada à Exposição de Fotografia, será dinamizada uma exposição de Moda, inspirada no estilo da artista, e que irá apresentar várias novidades ao longo das semanas em que esta ação decorre.