Saúde & bem-estar

Fotografias chocantes em maços de tabaco para dissuadir fumadores

Em breve os maços de tabaco em Portugal vão exibir imagens como pais a chorar junto ao caixão de uma criança, um homem morto num saco para cadáveres, membros decepados e pulmões destruídos. Isto para convencer os fumadores a deixarem o vício.

Esta medida consta da proposta do Governo à alteração da lei do tabaco, que vai ser debatida na próxima sexta-feira no Parlamento. Atualmente, os fumadores já compram maços com mensagens a alertar para os malefícios do tabaco como “Fumar Mata”.

Entre as 42 imagens previstas está, por exemplo, a do velório de uma criança, acompanhada da frase: “Fumar pode matar o seu filho antes de ele nascer”. Outra fotografia que pode passar a figurar nos maços mostra um homem morto num saco para cadáveres, com a legenda “Fumar provoca ataques cardíacos”.

A inclusão de imagens chocantes nos maços do tabaco é apenas uma das novidades da proposta de alteração à lei do tabaco. Recorde-se que o Governo também quer alargar a proibição de fumar a quase todos os locais públicos fechados e quer tomar medidas quanto aos cigarros eletrónicos.