Atualidade

Figueira da Foz: Agressores podem ser condenados a penas de prisão

Um vídeo que mostra imagens de um jovem a ser agredido por raparigas tornou-se viral na internet e está na ordem do dia. As imagens foram captadas no ano passado, mas podem resultar em penas de prisão. Os agressores foram identificados pela PSP e têm idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. Agora estão indiciados pelos crimes de sequestro (porque o rapaz foi cercado e impedido de sair), ofensa à integridade física qualificada (porque cometida em grupo) e gravação de fotografias ilícitas.

Os menores de 16 anos à altura dos factos serão julgados como inimputáveis, no Tribunal de Família e Menores, e ficam sujeitos a medidas tutelares educativas, que podem ir da simples admoestação ao internamento em centro educativo.

Já os maiores de 16 anos à altura dos factos (como é o caso de quatro dos suspeitos identificados pela PSP), ficam sujeitos a julgamento num tribunal comum e podem ser condenados a uma pena de cadeia que pode ir até aos quatro anos.

O agredido e os pais apresentaram ontem queixa nas instalações da PSP da Figueira da Foz, uma vez que os pais do jovem só tomaram conhecimento da agressão com a divulgação do vídeo.

“Na sequência da publicação de um vídeo onde eram visualizadas agressões por parte de várias jovens do sexo feminino a um jovem do sexo masculino, estão a ser feitas diligências investigatórias por parte da PSP – Divisão Policial da Fig. Foz e em coordenação com o Ministério Publico. Das diligências já efetuadas, é possível adiantar que os factos terão ocorrido durante o verão passado, nas férias escolares. Foi hoje formalizado o procedimento criminal por parte da vítima, a qual se deslocou pessoalmente às instalações policiais para o efeito e confirmou o momento e circunstâncias do ocorrido”, lê-se no comunicado da força de segurança.

O Ministério Público também está a investigar o caso.