Lifestyle

Celebre o Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança assinala-se amanhã, dia 1 de junho, mas hoje já pode começar a celebrar a data com os mais novos. Em Portugal, bem como na maioria dos países, este dia celebra-se a 1 de junho. Nos cinco continentes, a festa das crianças encontra-se dispersa pelo calendário. Celebra-se, a 12 de outubro no Brasil, a 25 de dezembro na África Central, a 20 de novembro na Finlândia e a 1 de outubro na Suécia. Seja qual for o dia o importante é que as crianças são o melhor do mundo. Para celebrar a efeméride há várias atividades a decorrer em todo o país.

Lisboa
Centro Cultural de Belém
O CCB apresenta o espetáculo de teatro/circo da companhia Radar 360º, que dá a conhecer um conjunto de façanhas e peripécias de uma casa transformada em máquina do tempo, onde habitam duas personagens. As atuações realizam-se no dia 1 de junho (às 11h30 e às 14h30) e a entrada é gratuita.

Museu do Oriente
No Museu do Oriente, em Lisboa, durante o dia de hoje, a diversão começa às 11h, com o peddypaper “Crianças de todo o mundo”, que permite aos mais novos explorarem o museu e, nas suas peças, descobrirem pistas sobre a vida das crianças noutros lugares do mundo. Às 15h, começa a visita-jogo “Que cabeça para cada chapéu?”, que percorre as exposições à procura de chapéus, na tentativa de adivinhar a que cabeças pertencem… À mesma hora, tem lugar a oficina de origami “Dobragens de Afecto”, que ensina de forma simples a dizer ‘gosto de ti’. Às 17h, é a vez de subir ao palco a peça Mil e Uma Estórias que leva as crianças aos mundos de Xerazade, Sinbad, Aladino e Ali Babá. O preço é de 3 euros.

Museu do Fado
“Brincar aos Fados” é uma iniciativa de Rodrigo Costa Félix que vem contrariar a ideia de que o fado é uma canção triste, melancólica e cinzenta. A atividade está marcada para o dia de hoje às 17h00 e a entrada é livre.

Pomarte
O Jardim da Fundação Gulbenkian transformou-se num pomar. A iniciativa, em parceria com a Compal, pretende convidar as crianças a descobrir os benefícios da fruta através de muitas brincadeiras. Para tal, estão disponíveis várias oficinas de música, artes performativas e artes plásticas, onde o mote é aprender a brincar. Entre as actividades, contam-se a oficina musical “Balada de Frutas”, o ateliê de artes performativas “Uma, duas, três pêras no meu cestinho!” (com canções e um baile aberto a todos), as “Histórias Frutásticas” (espaço ‘Hora do Conto’), ou as “6 Patas no Pomar”, um espaço de expressão plástica e culinária. As atividades, que decorrem entre as 11h00 e as 18h00 deste domingo, são gratuitas.

Jardim Zoológico
O programa do Dia da Criança no Jardim Zoológico inclui desde pinturas faciais com os animais preferidos dos mais novos (na Avenida Principal entre as 10h e as 18h), passando pela visita da Bloom (personagem principal das Winx) e ainda actividades em parceria com a Science For You. Entre elas, destacam-se as oficinas (entre as 12h e as 16h) para criação de um “Vulcão” ou de “Pegamonstros”, que depois as crianças podem levar para casa. As atividades realizam-se hoje a amanhã e os mais pequenos recebem também um “Quantos-Queres” temático, que lhes revelará quantas crias nasceram no Jardim Zoológico esta Primavera. O preço é de 13,50 para crianças até aos 11 anos e 19 euros para crianças a partir dos 12 anos.

Quinta do Gradil
Em parceria com o Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Montejunto, a Quinta do Gradil transforma-se num pequeno jardim zoológico selvagem. Além do habitual birdwatching, os mais pequenos vão, por exemplo, aprender o que fazer se encontrarem um animal ferido. Incluído no programa está também um workshop, conduzido pela Quercus, sobre a construção de ninhos, um curso de primeiros socorros para caminhadas, orientado pela Cruz Vermelha Portuguesa, e a recolha de pegadas de algumas espécies que atravessam a quinta. À hora de almoço será feito um piquenique na adega, com produtos típicos da região (como pão de bolota, sumo de flor de sabugueiro ou quiche de acelgas e labaças). A animação começa às 9h00 e termina às 20h00. O acesso é gratuito para crianças até aos 12 anos; dos 12 aos 17 anos o custo é de 4 euros

Museu da Presidência da República
O Museu da Presidência da República, em parceria com o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa assinala o Dia Mundial da Criança nos jardins do Palácio de Belém. Esta segunda-feira, alunos de várias escolas de Lisboa e de Castelo Branco participam num programa que inclui exibição de viaturas do Regimento de Sapadores Bombeiros (no Pátio dos Bichos), uma prova de obstáculos (no Jardim dos Teixos), uma demonstração cinotécnica, com apresentação de técnicas e exercícios de treino com cães em busca e salvamento (no Jardim do Buxo); e um jogo que alerta para o desperdício alimentar (no Jardim da Cascata). Durante as atividades vão estar presentes elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros e do Serviço Educativo do Museu da Presidência da República. O acesso é gratuito.

Figueira da Foz
Complexo Municipal José Bento Pessoa
Hoje o evento MEO Kids regressa em jeito de celebração pela pequenada. As atividades são mais que muitas, nomeadamente sessões de show cooking, um desfile de moda infantil, um parque de insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões e ainda exibições de karaté e capoeira. O grande final passa por uma largada de balões. A entrada, entre as 9h00 e as 19h00, é gratuita.

Mafra
Parque Desportivo
Hoje realiza-se, entre as 10h00 e as 19h00, a iniciativa “Há Festa no Parque” com várias atividades para os mais novos, como rappel, escalada de paredes, jogos de rugby, slide, entre muitas outras.

Maia
Animaia
No Parque Central da Maia realiza-se a Animaia – ateliers, bibliobus, insufláveis, carrosséis, atuações de academias de dança e um concerto com uma banda do “Factor X”: As P.Y.T. As animações realizam-se hoje das 10h00 às 18h00 e o acesso é gratuito.

Porto
Palácio de Cristal
Os jardins do Palácio de Cristal vão ser hoje e amanhã palco de aventuras para a pequenada. “Vem descobrir o Descobridor que há em ti” é o mote da inicitiva às 10h00 e tem hora de fecho às 19h00. Haverá jogos tradicionais, passeios de caiaque e um circuito de karting a pedais.

Museu de Serralves
O programa de “Serralves em Festa” preparou algumas atividades para os mais novos para o dia de hoje. Na Clareira dos Teixos realiza-se hoje, das 14h00 às 18h00, o “Serralves em Festa: Uma Pessoa, três rostos – Como seriamos se o nosso rosto fosse simétrico? Reconhecer-nos-íamos?”. O acesso é gratuito.

Casa da Música
Lixólândia – Nesta terra não há desperdícios. Porque há lixo que é um luxo, e tudo merece uma segunda vida, três vizinhos de hábitos e gostos musicais distintos juntam-se para mostrarem que reciclar é preciso. Dos cenários aos instrumentos, aqui tudo é aproveitado… e bem asseado. A atividade, dirigida a crianças entre os 3 meses e os 5 anos, realiza-se hoje às 15h00 e às 17h00. O preço é de 10 euros (criança +adulto).

Vila Nova de Gaia
Zoo da Quinta de Santo Inácio
O Zoo Santo Inácio criou um programa especial para celebrar o Dia Mundial da Criança. Além de poderem ver os animais de perto, as crianças vão ter à sua disposição insufláveis, momentos de escalada e mascotes que prometem animar os mais novos.

Gaia Jardim
No Gaia Jardim terão lugar vários Workshops de Ciência para Crianças, realizados em parceria com a Science4You, entre as 11h00 e as 16h00. O acesso é gratuito.

Torres Vedras
Expotorres
A Expotorres é o palco de “A Grande Festa da Criança – Oeste Infantil”, que regressa com o tema “A comunicar é que a gente se entende”. O evento, dirigido para crianças dos 3 aos 12 anos, realiza-se hoje entre as 14h00 e as 20h00. O acesso é gratuito.

Sintra
Auditório da Quinta da Regaleira
“Os Três Mosqueteiros”, romance histórico escrito pelo francês Alexandre Dumas em 1844, transporta os mais novos para o Reino de França, durante o século XVII. A peça realiza-se hoje às 16h00 e o preço é de 7 euros.

Palácio Nacional de Queluz
“Viagem à Corte do Século XVIII” – Os participantes são convidados a conhecer todos os recantos do Palácio Nacional de Queluz, a ouvir a sua História, a ver pessoas de outra época. Vão ouvir cantar, tocar e dançar músicas de setecentos. Aprenderão como se realizavam grandes festas e descobrir que os príncipes e infantes não iam à escola mas tinham muitas matérias para aprender. A atividade realiza-se hoje às 15h00 e custa 9 euros.

Oeiras
Jardins da Fábrica da Pólvora
Os Jardins da Fábrica da Pólvora são o palco da Feira temática, que inclui pinturas faciais, insufláveis, animações e ateliers diversos. O evento realiza-se hoje das 10h00 às 19h00 e o acesso é gratuito.

Ponte de Lima
Museu do Brinquedo Português – Uma visita a este museu é sempre uma boa opção para divertir os mais novos, que poderão percorrer os brinquedos que fizeram as delícias dos pais e dos avós. Do comboio de zinco à flauta, dos baldinhos de praia em madeira à roca, há muito para descobrir. O espaço está aberto de terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Viana do Castelo
Parque da Cidade – A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar amanhã, entre as 9h00 e as 12h00 e as 14h00 e as 16h00, uma série de atividades onde se incluem dramatizações, jogos tradicionais, pinturas faciais e insufláveis.

Barcelos
Teatro Gil Vicente – O município de Barcelos comemora o Dia Mundial da Criança com oficinas de arqueologia e de contar histórias, pinturas faciais, modelagem de balões e oficinas de olaria. As atividades estão dispersas pela cidade: Museu da Olaria, Escola Secundária de Barcelos, Biblioteca Pública. O Teatro Gil Vicente vai também ter uma atividade em parceria com a CAPOEIRA Companhia de Teatro de Barcelos, no Largo Doutor Martins Lima.

Santa Maria da Feira
Visionarium – Batatas que produzem energia suficiente para alimentar uma lâmpada. Tampas que saltam com bicarbonato de sódio e vinagre. Estas são algumas das experiências científicas que constam do programa “Festa da Criança” que antecipa o Dia Mundial da Criança para domingo, dia 31 de maio. Grupos escolares, ATL, entre outros, podem desfrutar deste programa nos dias 1 e 2 de junho.

Museu de Santa Maria de Lamas – E se a Alice, em vez de atravessar a toca do coelho e chegar ao País das Maravilhas chegasse ao Museu da Cortiça? Através de uma encenação e uma oficina de expressão plástica, as crianças vão percorrer a história de Lewis Carroll. Dias 1 a 30 de junho, com uma sessão especial para as famílias a 31 de maio às 14h30.

Aveiro
A Fábrica Centro Ciência Viva organiza uma Feira de Ciência para surpreender as crianças dos 4 aos 12 anos com uma variedade de experiências científicas. O programa conta ainda com um espetáculo de “Física Viva”, sessões de planetário, uma oficina de robótica e a oficina “Aprender Ciência a Brincar”. Dia 31 de maio, 11h00-12h00 e das 14h00 às 20h00, no Centro Comercial Glicínias Plaza. As atividades são gratuitas.

Coimbra
Portugal dos Pequenitos dedica o dia de hoje aos descobrimentos, com muitas recriações históricas: “Vasco da Gama e Maria das Especiarias”, “As Grandes Navegações Portuguesas”. Há também “Encontros com as Princesas e Rainhas de Portugal” e “Um Improviso de Cantigas de Amigo, Amor, Escárnio e Mal Dizer”.

Seia
Museu do Pão – Conhecer como é produzido o pão numa experiência em família e provar algumas das suas qualidades: centeio, trigo, milho e chocolate. Hoje poderá fazer uma visita com os mais novos ao museu entre as 10h00 e as 18h00. O preço é de 3 euros para as crianças e 5 euros para os adultos.

Mora
Fluviário de Mora – Passear pelo Fluviário de Mora, no Alentejo, e observar mais de 55 espécies de peixes diferentes pode ser um bom programa para o Dia Mundial da Crianças. As visitas podem ser livres ou orientadas.

Lagoa
A Câmara Municipal de Lagoa assinala a efeméride com um programa de atividades no Auditório Municipal de Lagoa e espaços envolventes em colaboração com as escolas, jardins de infância e ATL do concelho. Participar numa pintura coletiva ou assistir a sessões de mini-circo e de teatro são algumas das propostas.

Sines
Parque Desportivo João Martins – Uma luva descartável de plástico pode ser o material perfeito para a construção de um animal. A oficina “À Mão de Dançar” vai levar as crianças a experimentarem as artes plásticas e a dança, com jogos de movimento e de experimentação. A atividade é organizada pela Câmara Municipal de Sines e o Centro de Artes de Sines. As atividades realizam-se dia 1 de junho, entre as 10h00 e as 18h00, e a entrada é gratuita.