Saúde & bem-estar

Café ajuda a prevenir disfunção erétil

Um estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, concluiu que o consumo de duas a três chávenas de café por dia diminui os riscos de impotência sexual em 39%.

A pesquisa contou com a participação de cerca de 3.700 homens. Os voluntários responderam a questionários sobre o consumo de cafeína nas 24 horas antes. Os resultados mostraram que o consumo de duas a três chávenas por dia diminui os riscos de impotência sexual em 39%, se comparado àqueles que ingeriam até 7mg (menos de uma chávena).

De acordo com os pesquisadores, os benefícios da cafeína para o desempenho sexual masculino pode estar relacionado com o facto de a substância relaxar músculos e artérias, permitindo um fluxo sanguíneo mais livre, o que facilita a ereção.

A disfunção erétil, ou impotência sexual, é a dificuldade persistente de obter ou manter uma ereção suficiente para permitir uma atividade sexual adequada. As causas do problema podem ter origens psicológicas e fisiológicas. Entre os fatores de risco para o problema estão: alterações hormonais, tabagismo, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, uso de alguns medicamentos como antidepressivos, consumo de drogas e álcool.