Lifestyle

Animais de estimação ajudam donos a fazer amigos

Os animais de estimação oferecem mais do que companhia. De acordo com um estudo, os animais podem ajudar os seus donos a fazer mais amizades e ter o apoio social quando precisam. Os animais exóticos como coelhos e cobras também têm esse benefício.

Na pesquisa foram entrevistados 2.700 homens e mulheres de quatro cidades: Perth, na Austrália; San Diego, Portland e Nashville, dos Estados Unidos. As pessoas foram questionadas sobre como se relacionavam com a vizinhança. Segundo os resultados, ter um animal de estimação era o terceiro motivo mais citado como forma de conhecer pessoas na área de residência. O primeiro era “ser vizinho” e o segundo “frequentar ruas e parques locais”. Quem tem um cão ou um gato está 60% mais propenso a conhecer pessoas novas, em comparação com aqueles que não têm animais de estimação.

Os donos de cães tinham mais probabilidade de fazer amizade com alguém que também possuía um animal de estimação. “Ter um ‘pet’ é um fator significativo para facilitar a interação social e o início de novas amizades dentro da área de residência. Para os donos de animais, isso traduz-se em novas fontes de apoio social, tanto de natureza prática como de apoio emocional”, explicam os autores do estudo.

Outras pesquisas já mostraram que os animais ajudam a melhorar a saúde física e mental dos humanos. Entre os principais benefícios está o aumento da prática de exercício físico que, consequentemente, ajuda na manutenção do peso, na saúde cardiovascular e na redução do stress.