De chorar por mais

A Margarida

Margarida Querida!

Ali na bonita Leça da Palmeira, onde não faltam santuários de boa comida, descobre-se, mesmo nas traseiras do Clube de Leça e do imponente Forte de Nossa Senhora das Neves, uma casa pequena e acolhedora que leva, e bem, o nome de quem faz dela uma casa de encantar.

A grande especialidade da Margarida é… a Margarida!

Com uma cozinheira assim, até eu fazia um restaurante de gabarito mundial.

É a própria Margarida que nos diz qual é o ex-líbris da casa. E diz bem!
Quem prova a açorda de marisco feita em pão de mistura, avivada pela frescura, os sucos e as texturas dos bichos do mar, acalentada pelos coentros e aveludada pelo ovo que vem a escalfar em cima, dificilmente quer comer outra coisa.
A Margarida é açorda e é marisco, ponto final parágrafo!

A Margarida

Mas o problema é que se lá voltar a ir, depois de comer umas petingas fresquinhas, um presunto serrano ou uma morcela assada (regue-os com o branco da casa que vai bem e é barato), talvez lhe apeteça provar outras coisas.
E aí é que começa o problema – porque de facto a Margarida é muito mais do que a açorda e do que o marisco. Os arrozes caldosos de legumes são exuberantes e se os acompanhar de uns filetes de pescada fresquíssimos vai ficar certamente na paz do Senhor.

Mas se preferir a carne experimente a vitelinha, que é tenra e saborosa e deixa-se acolitar de batata nova e grelos que vêm a reluzir da passagem pelo azeite e pelo alho. O cabrito assado é um caso sério do primor desta cozinha e as tripinhas com feijão fazem jus ao valor dos Portuenses, neste ano que se comemoram os 600 anos da expansão marítima.

Se quiser ruminar pela tarde dentro então peça um cozido à portuguesa, que este é dos verdadeiros, tem batata boa, couve branca e galega, cenourinha e tudo mais, mas também tem a costelinha, a farinheira, o nispo, a orelha, o pé do chibo, os enchidos de sangue e de carne… Enfim, um desfile de pecados que só podem redimir se voltar outra vez…, à Margarida.

FullSizeRender

Rojões de enorme gabarito com o mesmo timbre regional. Um polvo à lagareiro quando aparece.

Enfim não vou dizer mais que estou a escrever quase na hora de jantar e eu já me apetece sair desarvorado para os braços da Margarida.

Boas sobremesas, no estilo tradicional do leite-creme, das tartes e dos pudins. Serviço familiar e amigo porque isto é, afinal, uma casa de Família.

Garrafeira bem equipada e de preço justo, como nem todos fazem.

Eu deixo os meus enternecidos parabéns à Margarida só porque existe e faz o favor de continuar a cozinhar. O caro leitor se não conhece, apresse-se a visitar porque no fim, tal como eu, vai dar duas beijocas agradecidas à Margarida querida!

Restaurante A Margarida
Rua do Castelo 59,
4450 Leça da Palmeira
Tlf.: 229 961 402