Cultura

85ª Feira do Livro de Lisboa começa hoje

O parque Eduardo VII acolhe a partir desta quinta-feira, dia 28, a 85.ª Feira do Livro de Lisboa, que se prolonga até 14 de junho. São esperados no certame, que conta com 123 participantes e 271 pavilhões, cerca de 600 mil visitantes.

Entre as novidades da edição deste ano, realiza-se a iniciativa “Acampar com histórias”, numa parceria com as Bibliotecas Municipais e para a qual se prevê a participação de 120 crianças entre os oito e os 12 anos, que vão passar uma noite na Estufa Fria, entre livros e contos. Outra novidade é um espaço dedicado à gastronomia com a instalação de uma cozinha onde se realizarão várias demonstrações culinárias.

No âmbito do certame também irá decorrer o I Encontro Literário “Nós e os livros”, e a Fundação Francisco Manuel dos Santos vai promover um ciclo de 11 debates sobre a economia portuguesa, o parlamento e o ensino, entre outros temas.

Além disso, o evento vai contar com diversas atividades, nomeadamente apresentações de livros, sessões de autógrafos e debates.

A cerimónia de inauguração, marcada para as 16h00, na Praça Amarela e contará com as presenças do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e do presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), João Alvim.