Saúde & bem-estar

Saúde 24 lança atendimento online e linha de cessação tabágica no final de maio

A linha Saúde 24 vai ter um portal de atendimento online que deverá começar a funcionar no final de maio, a mesma altura em que arranca a linha de apoio à cessação tabágica, que arranca no dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco.

Assim, haverá um portal próprio da Linha Saúde 24, sendo possível aceder a esse site através de links que serão disponibilizados nos portais habituais do Ministério da Saúde.

O portal em causa replica um sistema existente no SNS inglês em que sobre a página web aparecem imagens de pessoas do sexo feminino e masculino, em que o utilizador pode escolher a zona do corpo onde tem sintomas e, através dos algoritmos existentes, fazer uma pré-avaliação sintomática sobre aquilo que o aflige.

O algoritmo está estruturado de forma a que seja possível diagnosticar as situações de maior emergência, para alertar o utilizador no sentido de ligar diretamente para o INEM, por exemplo, ou então níveis de gravidade que determinem que deve solicitar ou efetuar uma chamada para a saúde 24, para um acompanhamento mais especializado.

O novo site está desenvolvido, aguardando apenas a validação dos conteúdos clínicos pela Direção-Geral da Saúde.