Lifestyle

RACE ajuda quem tem dificuldades em pagar os seus créditos

A rede de apoio ao consumidor endividado (RACE) é um conjunto de entidades que disponibiliza apoio extrajudicial a clientes bancários em risco de incumprimento. Este serviço não tem qualquer custo associado e funciona há dois anos.

A lista das entidades é divulgada no Portal do Consumidor e no Portal do Cliente Bancário e estão preparadas para ajudar, apoiar e acompanhar os consumidores colocados em situação de pré-incumprimento ou incumprimento dos contratos de crédito, enquadrando ainda a figura do Mediador do Crédito.

Se tem dificuldades em pagar o seu empréstimo ao banco, pode recorrer à RACE. Porém, como a natureza da Rede é extrajudicial, as entidades não prestam apoio nos casos em que já existam ações judiciais ou penhoras. Isto porque, as entidades da RACE não negoceiam com instituições bancárias, mas apoiam e aconselham o devedor sobre na análise das propostas apresentadas pelas instituições de crédito, como renegociações de empréstimos ou planos de pagamento.

As entidades que integram a Rede prestam informações sobre o plano de ação para o risco de incumprimento (PARI) e o procedimento extrajudicial de regularização de situações de incumprimento (PERSI) e ajudam na avaliação da capacidade de endividamento do cliente.