Televisão

Programação especial sobre o 25 de abril na RTP

A estação pública preparou uma programação especial para assinalar o 41º aniversário da “revolução dos cravos”.

“Liberdades”, na RTP1
Este é um programa especial sobre esta data marcante da nossa história – o 25 de abril de 1974. Logo a seguir ao Telejornal, às 21h00, João Adelino Faria modera o espaço “Liberdades”, uma conversa que tem como protagonistas Mariana Mortágua, João Tordo, Domingo Amaral, Carlos Carvalhas e Basílio Horta.
Uma edição especial, que tem como cenário a Assembleia da República, a casa da Democracia de Portugal, onde duas gerações de personalidades falam sobre a importância da conquista da liberdade de expressão, da liberdade de votar e de pensar. E refletem sobre o passado, o presente e o futuro deste valor.

“Os Últimos Dias da PIDE”, na RTP2
Uma série documental com a assinatura do jornalista Jacinto Godinho que retrata os últimos acontecimentos que levaram à queda da Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE).
Nos 40 anos do 25 de abril assistimos, com toda a justiça, a uma celebração dos acontecimentos no Terreiro do Paço e no Largo do Carmo mitificando a revolução nesse capitão de olhar puro chamado Salgueiro Maia. Mas houve vários palcos do golpe militar. Na Rua António Maria Cardoso, sede da temida e odiada PIDE/DGS, travou-se uma batalha essa sim digna de um fim de regime, com tiroteio, mortes, feridos, massacres, cerco e drama.
Neste trabalho, recorrendo a testemunhos inéditos de pessoas ligadas às últimas horas de atividade da PIDE, o jornalista Jacinto Godinho torna real “o fantasma abstrato” da polícia política do Estado Novo e reconstitui, de forma magnífica, um dos palcos mais violentos, e muitas vezes ignorado, da Revolução dos Cravos.
Dividido em dois episódios, “Os Últimos Dias da PIDE”, será transmitido a 25 de abril (sábado, às 22h30) e 26 de abril (domingo, às 23h50), na RTP2.

image001

“Eleições Livres: 40 anos”, na RTP Memória
Tal como a chegada do Homem à Lua, a noite eleitoral de 25 de abril de 1975 é um dos momentos mais marcantes da história da RTP e da televisão em Portugal.
Foram mais de 30 horas de emissão seguidas e dedicadas a levar a todo o país o resultado das primeiras eleições livres no nosso país.
40 anos depois, vamos repor as 10 horas mais significativas dessa longa maratona: os resultados, os comentários, as reportagens e as análises. Tudo visto a quatro décadas de distância.
Este ato eleitoral contou com a participação de 91% dos portugueses, os mesmos que há 40 anos seguiram uma emissão a recordar!
E como se trata de um momento marcante da nossa história democrática, a RTP também desenvolveu um site onde poderá acompanhar os principais momentos do dia das primeiras eleições livres: www.rtp.pt/eleicoeslivres.

Neste espaço incluem-se reportagens sobre a votação, depoimentos de políticos e de populares, e ainda os bastidores de uma das mais longas e emblemáticas emissões da RTP, na qual participaram figuras como Adriano Cerqueira, Joaquim Letria ou Raul Durão. Podemos ainda ouvir os tempos de antena das doze forças políticas concorrentes, tal qual foram transmitidos pela Emissora Nacional.