Atualidade

Prisão de modelo famosa causa polémica no Paquistão

Ayyan Ali, de 23 anos, é a detida mais falada do momento. A manequim está há duas semanas na prisão Adiala, em Rawalpindi. A jovem foi presa a 14 de março no aeroporto de Islamabad, acusada de lavagem de dinheiro: os 500 mil dólares na sua mala excediam o limite legal de dinheiro que pode ser transportado para fora do país, estipulado em 10 mil dólares.

Ali nega a acusação e diz que o dinheiro foi adquirido legitimamente com a venda de imóveis e que não tinha conhecimento das regras aduaneiras. Se for condenada, a modelo pode ser obrigada a pagar uma multa pesada e enfrentar uma pena de prisão de 14 anos. Um pedido de fiança foi negado no final do mês passado e a manequim deve permanecer presa por mais tempo.

A imprensa paquistanesa tem especulado se a jovem está a ser favorecida dentro da prisão. Algumas prisões paquistanesas são conhecidos por terem uma “cultura VIP”. Um jornal sugeriu que Ayyan está num quarto mobiliado com televisão e frigorífico, além de usar um vestido novo a cada dia e teria recebido um telemóvel, quando o sistema presidiário impede telefonemas.

Ayyan iniciou a sua carreira nas passarelas aos 16 anos e, rapidamente, se tornou a modelo paquistanesa mais conhecida e bem-sucedida. Trabalhou para vários designers, como Hassan Sheheryar Yasin, Karma e Gul Ahmen. Foi também embaixadora das marcas Sunsilk, Ufone, Samsung, Honda e McDonalds. Além disso, também é cantora.

As autoridades prisionais negaram à BBC que a modelo esteja a ser favorecida e revelaram que Ayyan vive num bloco com 10 outras detidas.