Saúde & bem-estar

Parkinson: estudos apontam avanço no diagnóstico da doença

A doença de Parkinson caracteriza-se, na análise anátomo-patológica, por uma perda de coloração da “substantia nigra”, uma área do tronco cerebral onde se localizam células responsáveis pela produção de dopamina, muito ricas num pigmento chamado neuromelanina, desempenhando um papel muito importante no controlo da motricidade.

O trabalho de uma equipa de investigadores do Instituto de Medicina Moelcuar (IMM), liderada por Joaquim Ferreira, demonstraram que a utilização de novos estudos de ressonância magnética permitem diagnosticar a doença de Parkinson, através da identificação da designada “substantia nigra”.

Trata-se de um “avanço significativo para a deteção desta doença crónica com uma prevalência estimada em cerca de 18 mil indivíduos”, salienta o Instituto de Medicina Molecular (IMM). “Os estudos de ressonância magnética, através da análise da neuromelanina, podem auxiliar o diagnóstico da doença de Parkinson, devendo ser integrados na avaliação clínica dos doentes por neurologistas especialistas na área das doenças do movimento”, explica o IMM.

Os investigadores defendem que estes exames de imagem podem responder a dúvidas relativas ao diagnóstico da doença de Parkinson ou à sua diferenciação relativamente a outras situações clínicas. “O diagnóstico precoce da doença de Parkinson permite orientar a terapêutica, selecionando um plano adequado para otimizar os recursos farmacológicos disponíveis e permitindo a definição do prognóstico, com marcadas implicações pessoais e familiares”, defende o instituto.