Tozé Santos e Sá

Advogado

Montras!

Sempre fui fã de quem não se esconde, de quem dá a cara e se assume. Hoje, é quase tudo ao contrário. Agora que querem fechar as montras de Amesterdão, não posso deixar de ficar triste, porque gosto de mulher-do-fandango que se assume. Gosto mais destas que o são às claras e dizem quanto cobram que das outras que pontuam por ai armadas em sérias, escondidas e dissimuladas.

Nada como saber pôr música e não dar musica, evitam-se flops. A ir para a frente, perdem-se divisas para o país, não só nas viagens de avião como em rendimentos que deixam de entrar em certas bolsas, embora as temporadas da moda sejam agora mais para os lados de África… Num dois em um, os alérgicos ao trabalho, dizem que passam férias e ainda trazem algum.

Porque o vício é mundano, “posta-se” noutra montra, a das redes sociais. Anónimo ou não, o que está a dar é ter visibilidade. Grande parte só se denuncia depois de grande esforço em se esconder, mas a vaidade e o despudor cada vez mais de uma forma normalizada leva a melhor e está acima de convenções.

As montras, doença contagiosa que vitima muitos, já viram dias de mais abastada abundância. Já só é enganado quem quer e por isso vivas a uns quantos sites de relacionamentos rápidos e fugazes, montra mais do agrado de quem já entrou no desespero e de quem não quer embuste ou gato por lebre.

Nada como as montras antigas. Qualquer bagaxa que se preze está sempre atenta e alerta ao mercado que lhes garanta uns passeios. É por isso maravilhoso ver as fotos das tais férias “sozinhas” em hotéis de luxo com alguém que certamente não pode aparecer.

Haverá sempre montras! Para eles e para elas. Actualmente, e porque elas já são um clássico, cada vez são mais eles que detêm a fonte de rendimento. São os tempos modernos, certamente uma das motivações de quem luta pela igualdade de sexos.

Sem prejuízo será sempre útil ao mundo saber e ler comunicados de mortes, o hora-a-hora de cada um, nem que seja inventado e só para irritar certas almas desocupadas e invejosas…

Vou ali ver umas montras e tirar um apontamento… Até terça!