Saúde & bem-estar

Medicamento biológico para a psoríase proporciona pele “quase limpa” a 80% dos doentes

A Novartis acaba de anunciar resultados que demonstram que o secucinumab, o primeiro e único biológico indicado para tratamento sistémico de primeira linha da psoríase moderada a grave é superior a ustecinumab, (biológico amplamente utilizado) a atingir um estádio de “pele limpa ou quase limpa” (PASI 90) em doentes de psoríase.

Os resultados de ensaios clínicos apresentados no âmbito da 73ª Reunião Anual da Academia Americana de Dermatologia (AAD) comprovam um número elevado de doentes a atingir “pele limpa ou quase limpa” – PASI 90 ou superior – durante as primeiras 16 semanas de tratamento quando comparado com o ustecinumab.

O objetivo do tratamento da psoríase é eliminar completamente as lesões de psoríase atingindo um estádio de “pele limpa”. O PASI 90 (melhoria de 90% no Índice de extensão e gravidade da psoríase – Psoriasis Area Severety Index) é considerada a melhor evidência de eficácia para avaliar o sucesso terapêutico no tratamento da psoríase4, através da medição da redução do eritema (vermelhidão), descamação, e infiltração (espessura) das lesões de psoríase bem como a extensão do corpo atingida pelas lesões.

Após dois anos de tratamento com o secucinumab, sete em cada 10 doentes (71%) tratados atingiram um estádio de pele limpa ou quase limpa (PASI 90); quatro em cada 10 doentes (44%) atingiram pele limpa (PASI 100) e nove em cada 10 doentes (88%) manteve a sua resposta PASI753.

Em janeiro de 2015, o secucinumab tornou-se o primeiro e único inibidor da interleucina-17A (IL-17A) aprovado na Europa no tratamento sistémico de primeira linha da psoríase em placas moderada a grave em doentes adultos.