Saúde & bem-estar

Mais de dois terços das pessoas que tomam antidepressivos não têm depressão

Um estudo norte-americano concluiu que 69% das pessoas medicadas com o antidepressivo mais prescrito não sofrem de depressão.

A equipa de investigadores descobriu que muitos médicos não usam os critérios oficiais para prescrever os medicamentos: além dos 69% que tomam antidepressivos sem sintomas correspondentes aos critérios de uma depressão clínica, outros 38% não sofriam de qualquer outro problema mental, como transtorno obsessivo-compulsivo, pânico ou ansiedade.

Para esta pesquisa foram avaliadas pessoas que tomavam inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRI), o medicamento antidepressivo mais prescrito para tratar depressão e outras doenças psiquiátricas por ter menos efeitos secundários comparando com outro tipo de antidepressivos.

Desde 1998 que a prescrição de antidepressivos triplicou nos países mais ricos do mundo segundo um estudo da Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento (OCDE). A Islândia é o país com maior número de medicamentos prescritos, seguindo-se Austrália, Canadá, Dinamarca, Suécia e Portugal.