Atualidade

Isabel Figueira defende-se de acusações de César Peixoto

Desde o batizado do filho Rodrigo, que os conflitos entre César Peixoto e Isabel Figueira voltaram a ser notícia. O ex-jogador de futebol justificou o facto de ter chegado atrasado à cerimónia, porque não tinha sido envolvido nos preparativos da mesma. A apresentadora, que se tem remetido ao silêncio até agora, viu-se obrigada emitir um comunicado para esclarecer a polémica. Isabel Figueira assegura que o ex-marido sabia da hora e local da cerimónia.

Leia o comunicado:

“É com uma enorme tristeza que me vejo na obrigação de prestar este comunicado porque se tratam de assuntos que envolvem o meu filho Rodrigo e  solicito à imprensa, uma vez mais, a maior cautela nas notícias que vem a público.
No entanto, perante as ultimas publicações e declarações do pai do meu filho Rodrigo, passo a esclarecer o seguinte:

1 – O meu filho Rodrigo frequenta as aulas de Catequese na Paroquia de Queijas, desde há três anos, com respectiva preparação para o seu baptismo, comunhão e outros sacramentos católicos,  com respectivo conhecimento do seu pai.
2 – Foi a Paróquia de Queijas que organizou a cerimónia do baptismo, nomeadamente, marcação de hora e datas para realização do mesmo em conjunto com outros meninos e familiares.
3 – No dia 16 de Março, quando a Paróquia, através do catequista e do Senhor Padre, me deu conhecimento das formalidades, hora, data e local, informei de imediato o pai do Rodrigo, tendo enviado para ele cópia da folha informativa que me tinha sido entregue.
4 – Dessa mesma comunicação constavam as datas e horários das formalidades para o baptismo, nomeadamente, as reuniões de pais e padrinhos e respectivas cerimónias.
5 – Na sequência da organização das formalidades para o baptismo, o pai do Rodrigo, manifestou vontade de que sua irmã fosse a madrinha.
6 – O pai do Rodrigo esteve presente, conjuntamente, com o padrinho, meu pai e avô do Rodrigo, numa reunião com o Senhor Padre e com o catequista para preparação do Baptismo.
7 – Nas cerimónias seguintes até ao batismo não esteve presente, nem tentou estabelecer mais nenhum contacto a pedir qualquer informação.
8 – No dia do baptismo, igualmente, não contactou com o Rodrigo durante todo o dia, nem pediu qualquer informação relativamente às formalidades, nomeadamente, necessidade da madrinha levar vela, toalha ou concha de baptismo.
Uma vez que o Pai do Rodrigo esteve presente numa das reuniões da catequese para preparação do baptismo, nunca tendo tentado contactar-me posteriormente, estava convencida de que ele estava inteirado de todas as formalidades, até porque esta cerimónia implicava a presença de sua irmã como madrinha do Rodrigo. Foi com surpresa que, na noite do baptismo, constatei que não estava presente, e de imediato enviei uma mensagem para o César a dar conta do seu atraso, tendo o mesmo respondido, sem mais, que estava a caminho.
Sobre as notícias que vieram a público acerca de, eventuais, processos judiciais, tenho a dizer o seguinte:
1 – O César sem me consultar ou avisar por mensagem ou por telefone que se encontrava a viver em Lisboa a 17 de Novembro de 2014 apresentou um pedido junto da Comissão de Protecção de Menores e Jovens em Risco, para alteração do regime de visitas alegando o que alega publicamente.
No entanto, esta comissão pronunciou-se no sentido de não ter competência nesta matéria e não ser o sítio apropriado para este tipo de decisões e de acordo com declarações prestadas pelo meu filho Rodrigo, só se pronunciaria ou teria intervenção, se estivessem em causa a salvaguarda dos superiores interesses do meu filho ou seja a sua integridade tendo o processo sido arquivado.
2 – Desconheço a existência de qualquer outro processo ou “guerra” judicial, sendo que nem eu nem  a minha advogada, fomos notificadas.
4 – Temos tido conhecimento da hipotética existência de processos judiciais, somente através da imprensa, por declarações do pai do Rodrigo.
5 – Uma vez mais informo que o Rodrigo pode estar sempre com o seu pai, sem prejuízo das suas rotinas escolares.
4 – Nunca afastei, ou pretendo afastar o Rodrigo de seu pai, mas sim manter um regime de visitas que não perturbe as suas rotinas escolares implementadas nos últimos três anos em regime de escolaridade obrigatória.
Como mãe de dois filhos sofro pelo meu filho Rodrigo e defendo sempre os seus direitos e quanto a isso estou de consciência tranquila. A felicidade dos meus filhos é a minha felicidade.
Espero que com este comunicado este assunto fique esclarecido. Peço à imprensa, respeito acima de tudo pelo meu filho Rodrigo e pela minha vida privada”.

Recorde-se que Isabel Figueira e César Peixoto separaram-se em 2007, após dois anos de casamento. O ex-casal tem um filho em comum, Rodrigo, de 8 anos.