Atualidade

Germanwings: Já foram recuperados todos os corpos das vítimas

As autoridades francesas confirmaram, esta quarta-feira, dia 1, que os restos mortais de todas das 150 vítimas da tragédia nos Alpes franceses já foram recuperados.

“Não existem mais corpos no local da queda do avião. Amanhã, uma equipa de 20 pessoas vai subir a montanha para recuperarem objectos pessoais”, afirmou o tenente-coronel Jean-Marc Menichini, ao canal France 24.

O mesmo responsável adiantou que os técnicos especializados no terreno continuam à procura da segunda caixa negra, que contém os dados técnicos do voo. As equipas recolheram, até agora, mais de quatro mil peças do aparelho, que efetuava a ligação Barcelona-Dusseldorf.

Vídeo registou últimos momentos do voo
Entretanto, um vídeo com os últimos momentos do voo da Germanwings foi encontrado num telemóvel, no meio dos destroços do avião.

O vídeo foi obtido pela revista francesa “Paris Match” e pelo alemão “Bild” e nele ouvem-se gritos, pessoas a dizerem “Meus Deus” em várias línguas e sons metálicos, que a publicação francesa afirma poderem ser do piloto a tentar abrir a porta do cockpit.

O caos é de tal ordem e as imagens são de tão pouca qualidade que se torna difícil “identificar as pessoas”, pode ler-se na “Paris Match”. Os gritos intensificam-se no final e depois… silêncio. A publicação refere ainda que o vídeo confirma a informação recolhida do gravador de voz do cockpit.

Lufthansa sabia da depressão do copiloto
As investigações apuraram que o copiloto que despenhou o avião sofria de depressão. Andreas Lubitz tinha informado a Escola de Voo do seu estado de saúde.

A Lufthansa informou, em comunicado, que entregou “novos documentos ao Ministério Público de Dusseldorf”, entre os quais dados sobre “a formação e os registos médicos”.

A companhia aérea enviou ainda a troca de e-mails entre Andreas Lubitz e a Escola de Voo, onde este dá a conhecer, em 2009, um “episódio anterior de uma grande depressão”.

A Lufthansa já tinha informado que o copiloto, de 27 anos, tinha interrompido a sua formação por alguns meses, mas não tinha adiantado nenhuma justificação.