Atualidade

Fidel Castro aparece em público pela primeira vez em 14 meses

O ex-presidente cubano apareceu pela primeira vez em público nos últimos 14 meses para se encontrar com venezuelanos numa escola em Havana na última segunda-feira, noticiou hoje imprensa de Cuba. Fidel Castro, de 88 anos, encontrou-se durante uma hora e meia com 33 membros de uma delegação venezuelana.

De acordo com o jornal o “Granma”, “a lucidez” de Fidel, “atento a numerosos pormenores da situação na Venezuela”, impressionou a delegação.

O antigo presidente mostrou-se preocupado com “a luta da nação latino-americana para que a sua soberania e integridade sejam respeitadas”, refere a publicação, numa referência às sanções impostas à Venezuela pelos Estados Unidos da América.

“É preciso trabalhar rapidamente, reunir muitas assinaturas destinadas ao presidente (norte-americano Barack) Obama para que a Venezuela deixe de ser considerada como uma ameaça para a segurança” dos Estados Unidos, disse Fidel aos visitantes.

Desde que abandonou o poder em 2006 por razões de saúde, Fidel Castro raramente aparece em público. A última vez tinha sido a 8 de janeiro de 2014, na inauguração de uma galeria de arte em Havana.