Cultura

Festival Internacional de Dança Contemporânea arranca hoje

Um total de 16 espetáculos preenche a edição deste ano do Festival Internacional de Dança Contemporânea (FIDANC), que arranca hoje e decorre em quatro concelhos do Alentejo, apresentando sete obras de criadores portugueses e estrangeiros.

O evento é promovido pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) e tem lugar em vários espaços culturais de Évora, mas também nos concelhos alentejanos de Beja, Redondo e Estremoz, até ao dia 9 de maio.

Nélia Pinheiro, da CDCE, explicou à agência “Lusa” que, na edição deste ano, “a ideia foi diversificar bastante”, não apenas com a aposta na descentralização do festival, mas também na escolha das criações artísticas a apresentar.

As sete obras de dança, duas delas em estreia nacional, que “dão corpo” aos 16 espetáculos programados “são todas contemporâneas, mas bastante distintas em termos da sua criatividade”, acrescentou a coreógrafa.

O festival arranca hoje na Black Box da CDCE, em Évora, com os dois espetáculos em estreia nacional: “Os Intervalos do Eco”, do espanhol Emílio J. Cervelló, e “Perpétuo Agora”, do português Gonçalo Andrade. As duas obras vão ainda ser apresentadas em Beja, Estremoz e Redondo, ao longo do certame.

A criação “Salomè, Ha Perso il Lume”, da italiana Costanza Givone, passa por Évora, pelo Teatro Garcia de Resende, na próxima terça-feira, rumando depois à cidade de Beja (dia 9) e à vila de Redondo (11).

O coreógrafo Jordi Vidal, oriundo da Bélgica, vai dar a conhecer em Évora a sua obra “Chrysalis” (dia 15) e os portugueses Miguel Bonneville e Maria Gil apresentam, na mesma cidade, “Medo e Feminismos” (dia 21).

O espetáculo de encerramento do FIDANC, a 9 de maio, no Teatro Garcia de Resende, é protagonizado pela CDCE, que apresenta “Eros e Psiquê”, de Nélia Pinheiro.

O público infantil também está em destaque na programação, podendo desfrutar não só de atividades paralelas, como workshops e visitas, mas também da apresentação de “A Galinha da minha Vizinha”, da companhia portuguesa Circolando (dias 10 e 11 em Évora).

O certame integra ainda uma exposição de desenho e pintura de Inês Teles, oficinas, visitas e conversas com os criadores.