Cultura

Festival Fronteira de Castelo Branco homenageia Mia Couto

Fronteira, o Festival Literário de Castelo Branco, tem início hoje e vai reunir, até sábado, 15 escritores e ilustradores, em encontros com alunos das escolas e com a população, enquanto prepara a homenagem a Mia Couto, em maio.

Autores e ilustradores como Catarina Correia Marques, Fernando Alvim, Gémeo Luís, José Pires, Marta Torrão e Paulo Galindro encontram-se hoje com alunos dos quatro agrupamentos escolares do concelho, para falarem da leitura, como forma de “atravessar fronteiras para outros mundos”.

O músico João Afonso e os escritores Bruno Vieira Amaral, João Tordo, João de Melo, Valério Romão, Francisco José Viegas, José Manuel Fajardo e Valter Hugo Mãe vão protagonizar as mesas-redondas, hoje e sábado, com a população em geral, nas quais serão abordadas diferentes conceções de fronteiras – culturais, literárias, territoriais, pessoais.

Para a jornada de hoje do festival também está marcada uma oficina de ilustração com Pedro Vieira, no Museu Cargaleiro. No sábado, será apresentado o livro “Vera Cruz”, do escritor covilhanense João Morgado, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.

Esta edição do certame termina a 4 de maio, numa homenagem ao escritor moçambicano Mia Couto, a realizar no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, para a qual é esperado o autor de “A chuva Pasmada”. Mia Couto é um dos dez finalistas do Man Booker International Prize, que será conhecido a 19 de maio.

O festival é promovido pela Câmara de Castelo Branco, com produção da Booktailors.