Álbuns da Semana

“Carrie & Lowell”, Sufjan Stevens

Cinco anos depois da edição de “The Age of Adz” (2010), Sufjan Stevens, o cantor, compositor e músico norte americano, de 39 anos, está de regresso aos discos. Em “Carrie & Lowell”, o músico retoma o registo das canções folk, que resulta num trabalho intimista, onde aborda a história da sua família. Este trabalho tão pessoal e autobiográfico foi gravado em casa.

Alegria, saudade, luto e arrependimento são algumas das emoções espelhadas nas 11 faixas do álbum. Sufjan dá a conhecer o que lhe vai na alma, ao mesmo tempo que partilha algumas das suas memórias da infância complicada e adolescência, como se pode ouvir no tema “Eugene”.

Outras canções fazem referência às viagens que o músico fazia com a família ao estado do Oregon durante a sua infância e à morte da mãe, em 2012. Carrie, a sua mãe, sofria de esquizofrenia e transtorno psicótico bipolar, além de lutar por anos contra vício em drogas. Já Lowell, que também batiza o disco, é o padrasto de Stevens, com quem mantinha uma boa relação.

“O álbum não tenta dizer nada de novo, ou provar alguma coisa, ou inovar. Parece-me até artless’, o que é bom. Isto não é o meu projecto de arte; isto é a minha vida”, referiu o músico sobre o trabalho.

sufjanstevens200215