Cultura

Biblioteca da Universidade Coimbra premiada pela UE

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e a lei sobre a abolição da pena de morte em Portugal recebem esta quarta-feira, dia 15, em Bruxelas a Marca Património Europeu, que destaca contributos importantes para a história, cultura e da integração europeias.

Este ano foram submetidos a nomeação 36 sítios, tendo sido recomendada a atribuição da marca a 16, dois em Portugal, que hoje recebem oficialmente a distinção pela Comissão Europeia.

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, considerada a mais rica biblioteca universitária do mundo lusófono, completou em 2014 os 500 anos. A Biblioteca Geral tem os seus fundos bibliográficos e documentais distribuídos por sete pisos e está inserida na zona universitária de Coimbra, Património Mundial da UNESCO. O espólio do compositor António Fragoso e parte do do escritor Almeida Garrett foram as mais recentes “aquisições”. A Biblioteca conta com um acervo de 1,5 milhões de livros, disponíveis em 28 quilómetros de estantes.

A lei da abolição da pena de morte foi assinada pelo reio D. Luís em 1867 e está até 19 de setembro em exposição no Arquivo Nacional Torre do Tombo, uma iniciativa que lembra dados históricos relevantes sobre o tema.