Cultura

Bailarinos portugueses participam no Youth American Grand Prix

Treze bailarinos, com idades compreendidas entre os nove e os 16 anos, de duas academias do Porto e uma de Leiria participam a partir de sexta-feira no concurso Youth America Grand Prix (YAGP), em Nova Iorque, Estados Unidos.

Os bailarinos querem mostrar o que valem neste concurso – considerado como a maior competição de escolas a nível mundial -, que tem como “missão apoiar e desenvolver dançarinos” de idades entre os nove e os 19 de “todas as origens étnicas, económicas e sociais”.

A Escola Domus Dança, no Porto, leva a Nova Iorque Diogo Oliveira e Maria Martins, de 16 anos, e Frederico Loureiro, de 14. Da Invicta para a “grande maçã” partem ainda Ana Teresa Carvalho, com dez anos, e Teresa Borges, 11 anos, bailarinas da Escola de Bailado Espaço Dança, para participar no escalão pré-competitivo. Já a Academia de Ballet e Dança Annarella, em Leiria, leva a Nova Iorque oito alunos, dos nove aos 14 anos.

João Gomes, António Casalinho, Francisco Gomes, Margarida Gonçalves, Sofia Crisóstomo, Laura Viola, Margarita Fernandes e Electra Evangelista são os dançarinos de Leiria presentes nesta competição.

Para alguns destes jovens bailarinos apurados nas semifinais europeias, que decorreram em outubro, em Paris, França, esta participação no concurso de Nova Iorque não será uma estreia, como é o caso de Frederico Loureiro, Diogo Oliveira e Teresa Borges.

A 16.ª edição do YAGP contará com a presença de cerca de 600 alunos de dezenas de países, alguns dos quais provenientes de algumas das escolas de ballet mais conceituadas internacionalmente de países como a Coreia, a China, o Brasil, os Estados Unidos, o Japão, a Suíça e a Roménia.

Em cada uma das três categorias – sénior, júnior e pré-competitivo – serão seleccionados os 12 melhores bailarinos masculinos e femininos, sendo que depois são distinguidos os três melhores de cada sexo.

Na competição de grupos serão distinguidos os três melhores, independentemente das idades dos seus elementos.

Em Nova Iorque, os alunos terão ainda aulas com profissionais e/ou diretores de academias como a Paris Opera Ballet e o Royal Ballet.