Atualidade

Ator Guilherme Karan está internado há um ano

Guilherme Karan está internado há um ano no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, em tratamento contra a síndrome Machado-Joseph, uma doença degenerativa, que já provocou a morte da sua mãe e dos seus dois irmãos.

Ao início o ator, de 57 anos, recusou-se receber visitas, mas agora já tem estado com alguns amigos. “Quando ele ainda estava na casa do pai, só eu podia subir para visitá-lo. E os nossos encontros sempre foram de muita alegria. Nunca falamos sobre a doença dele. O que levamos para o Guilherme é a alegria de viver”, contou a amiga de Karan, Tessy Callado, ao jornal “Extra”. Segundo Tessy, Guilherme fala com dificuldade, mas consegue balbuciar as palavras.

“A doença faz perder movimentos, deglutição, fala, mas a cabeça permanece lúcida. É de cortar o coração saber que o meu filho percebe o que ocorre com o seu corpo”, contou o pai do ator, Alfredo Karan. Guilherme continua a receber um salário da Globo, apesar de ter feito a sua última novela, “América”, em 2005: “É pelo reconhecimento do trabalho dele, de tudo o que ele fez lá”.

O ator herdou a doença da mãe, que passou o gene também aos outros três filhos.

Karan fez parte do elenco de várias novelas da Globo como “O Clone”, “Pecado Capital”, entre muitas outras.