Atualidade

As comemorações do 25 de Abril

No 41.º aniversário do 25 de Abril, que se assinala este sábado, a Assembleia da República e a Avenida da Liberdade, em Lisboa, voltam a ser os principais palcos das comemorações, com a sessão solene no parlamento e o desfile até ao Rossio.

A sessão solene no parlamento ficará marcada pelo último discurso de 25 de Abril do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que concluirá o segundo mandato em março de 2016.

Também Assunção Esteves fará a sua última intervenção enquanto presidente da Assembleia da República.

Antes, porém, subirão ao púlpito os representantes dos partidos, com o PS a entregar a intervenção ao antigo deputado constituinte e atual vice-presidente da Assembleia Miranda Calha. Pelo PSD falará Fernando Negrão, enquanto o CDS-PP escolheu Michael Seufert. Nos partidos mais à esquerda, caberá à deputada Carla Cruz discursar pelo PCP, pelo BE o líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, e a deputada Heloísa Apolónia pelo partido ecologista “Os Verdes”.

Pelo quarto ano consecutivo estarão ausentes a Associação 25 de Abril, o antigo Presidente Mário Soares e o socialista de Manuel Alegre.

Na Assembleia será também inaugurada a exposição “Todos às urnas!” sobre a Assembleia Constituinte.

Da sessão solene, o chefe de Estado seguirá para o Palácio de Belém para entregar à cidade de Santarém a Ordem da Liberdade, homenageando a capital de distrito de onde partiu para as operações do 25 de Abril a coluna do capitão Salgueiro Maia.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, almoça no palácio de São Bento com atletas olímpicos. Excecionalmente, os jardins do palácio de São Bento estarão abertos ao público entre as 16h00 e as 19h00.

Também ao almoço, o secretário-geral socialista, António Costa, juntará no Largo do Rato 40 deputados à Assembleia Constituinte eleitos pelo PS, a quem entregará uma medalha evocativa da autoria do escultor portuense José Rodrigues. Entre os antigos constituintes encontra-se o ex-Presidente Mário Soares.

À tarde as atenções voltam-se para a Avenida da Liberdade, para o desfile de comemoração da revolução dos cravos, onde estarão, como habitualmente, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, a porta-voz do BE, Catarina Martins e a Associação 25 de Abril.

Ainda em Lisboa, numa iniciativa da autarquia, é inaugurado o Museu do Aljube no local onde funcionou a antiga prisão política da ditadura.