Lifestyle

Antenas na roupa para melhorar sinal de rede do seu telemóvel

Uma equipa de investigadores portugueses está a estudar formas de instalar antenas para os telemóveis em botões, cintos ou peças de vestuário, de forma a melhorar a transmissão e reduzir o impacto da exposição às radiações.

“A ideia é, incorporando electrónica nas peças de vestuário, poder aumentar a qualidade de serviço e o ritmo de transmissão quando estamos a usar os telemóveis”, alternativas que são trabalhadas pensando também na defesa da saúde dos utilizadores, explicou à agência “Lusa” Luís Correia, investigador coordenador do INOV-INESC.

De acordo com o investigador, quando estamos a usar as antenas dispersas pelas várias peças de roupa, o sinal recebido pela rede tende a ser maior, tornando as ligações mais estáveis e, por outro lado, os utilizadores não ficam tão sujeitos às radiações, uma vez que estas seriam mais baixas, tendo em conta o sinal disperso das antenas.

Esta ideia surgiu a propósito do encontro anual da EurAAP (European Association on Antennas and Propagation), e faz parte de várias investigações sobre a propagação de sinais de rede nas telecomunicações.