Saúde & bem-estar

400 pessoas morrem, por ano, com cancro da laringe

Portugal é o terceiro país europeu com maior incidência de cancro da laringe. Todos os anos surgem entre 800 a mil casos. Por ano, morrem no país 400 pessoas com esta doença.

A doença surge sobretudo em homens que são fumadores e consomem álcool. Os sinais de alerta são alterações vocais que durem mais de três semanas, dores de garganta, voz rouca ou a dificuldade em engolir.

“O tabaco e o álcool estão entre os principais factores de risco, verificando-se que só 1% dos doentes não são fumadores. Este cancro afecta também mais os homens, com idade entre os 60 e os 70 anos, embora apareça em todas as gerações depois dos 30. Por isso, os homens que são fumadores há muitos anos e também consomem álcool devem procurar fazer o rastreio”, defende António Sousa Vieira, Coordenador da Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital Lusíadas Porto.

O especialista aconselha que “os profissionais que utilizam muito a voz, como professores, advogados ou cantores, devem tomar algumas precauções como, por exemplo, aprender a respirar melhor para evitar lesões provocadas por esforços vocais; beber água com regularidade, evitar consumos excessivos de álcool e tabaco e evitar comer antes de deitar (sobretudo leite e derivados)”.