Lifestyle

10 conselhos de Steve Jobs para alcançar o sucesso

Steve Jobs deixou um legado e não falamos apenas da Apple. Através do seu trabalho tornou-se fonte de inspiração para muitas pessoas que querem superar-se, no campo intelectual e no profissional.

Conheça dez lições do criador da Apple para alcançar o sucesso:

1 – Aprender a antecipar o futuro
A Apple cresceu porque soube antecipar-se às tendências e criar necessidade para os seus produtos. A capacidade de antecipar o futuro é muito importante se o objetivo é superar metas e, sobretudo, atingir bons resultados financeiros. Com o seu marketing e design únicos, soube transformar produtos inovadores, como o iPhone e o iPod, em necessidade de consumo.

2 – Concentre-se no que é positivo
Steve Jobs manteve-se sempre centrado no positivo. A sua vida profissional teve muitos altos e baixos. Afinal, em 1984, Jobs chegou mesmo a sair da empresa que ajudou a fundar, mais tarde regressou à presidência e transformou a Apple na maior empresa do mundo em valor de mercado.

3 – Se falhar, siga em frente
O fracasso chega a todos. Mas a forma como lidamos com ele é o que nos diferencia. Num discurso aos alunos de Stanford, Jobs falou sobre como se sentiu ao ser demitido da Apple: “Eu não tinha percebido naquela época, mas a minha demissão foi a melhor coisa que me poderia ter acontecido. A sensação pesada do sucesso foi substituída pela leveza de ser um principiante outra vez, menos seguro das coisas. Libertou-me para entrar num dos períodos mais criativos da minha vida”, disse.

4- Viaje pelo mundo
No ano antes de fundar a Apple, Jobs foi para a Índia. Esta viagem mudou a sua perceção do mundo e a forma como encarava a sua carreira. Viajar não tem de, necessariamente, ser uma jornada cara e longa. O importante é ter a oportunidade de ver a vida numa outra perspetiva.

5 – Encontre o sócio adequado
Steve Jobs não começou a Apple sozinho. O seu parceiro era Steve Wozniak, considerado um génio da computação na época, e que complementava as suas habilidades de trabalho.

6 – Assuma riscos
Na maior parte do tempo, temos de assumir riscos para conseguir seguir em frente. As oportunidades não aparecem enquanto estamos na nossa zona de conforto.

7 – Rodeie-se de pessoas geniais
Steve Jobs não estava cercado apenas de um sócio genial. Também ajudou a formar pessoas que, mais tarde, admitiu serem até melhores do que ele. Entre eles estão Tim Cook, Johny Ive e John Lasseter. Cook substituiu Jobs como CEO da Apple.

8 – Não se esqueça de que vai morrer um dia
No mesmo discurso em Stanford, Jobs lembrou a importância da consciência da morte na hora de tomar decisões. “Lembrar-me de que vou morrer é a ferramenta mais importante que encontrei para me ajudar a tomar decisões. Porque tudo, todas as expetativas externas, todo o orgulho, o medo do ridículo e do fracasso, tudo isso desaparece com a morte. Ficamos apenas com o que é verdadeiramente importante”, explicou.

9 – Aprenda com os outros
No escola, Jobs assistiu a palestras de uma empresa de tecnologia chamada Hewlett-Packard. Antes de fazer 21 anos, trabalhou tanto para a HP quanto para o Atari. Jobs viu o que as empresas estavam a fazer e os erros que cometiam para não repeti-los na Apple.

10 – Obstáculos são oportunidades disfarçadas
Jobs e Wozniak ficaram sem dinheiro durante o desenvolvimento do primeiro computador Apple. Em vez de desistir, Jobs vendeu o seu carro e o seu sócio desfez-se da sua calculadora científica para conseguir algum capital.