Lifestyle

Vídeo: 9 passos para tirar boas fotos

Se é um fotógrafo iniciante e se depara com problemas na composição das suas fotografias e quer melhorar a sua técnica, a revista “COOPH”, em parceria com o fotojornalista Steve McCurry, criou um vídeo no qual reúne nove dicas. Trata-se de um conjunto de regras que, caso aplicadas antes do registo fotográfico, podem fazer a diferença na qualidade final da imagem independente da qualidade da câmara ou do telemóvel.

As nove regras citadas no vídeo são:

1 -Regra dos terços: Numa grelha imaginária formada por duas linhas horizontais e duas verticais, coloque os pontos de interesse ou elementos importantes nas interseções das linhas ou ao longo delas.
2- Linhas principais: Se a imagem tiver linhas naturais, utilize-as para guiar o olhar das pessoas em direção ao ponto de interesse.
3- Diagonais: linhas diagonais podem ajudar a criar movimento.
4- Formas e figuras: Use formas naturais como janelas e portas para criar harmonia na imagem.
5- Figura de chão: Encontre um contraste entre o objeto e o fundo.
6- Preencha o quadro: Aproxime-se daquilo que quer fotografar. Sem medo.
7- Centralize o olho dominante: Se a pessoa não estiver a olhar para a câmara, coloque o olho que estiver a atraia mais a atenção no centro da imagem.
8- Padrões e repetição: Padrões são esteticamente agradáveis, mas funcionam ainda melhor quando são quebrados por alguma “imperfeição”.
9 – Simetria: A simetria é agradável aos olhos.