Cultura

Revólver de Camilo Castelo Branco exposto pela primeira vez

Várias peças do espólio do escritor Camilo Castelo Branco estão expostas ao público pela primeira vez, no Porto, incluindo o seu revólver e as balas que continha.

A exposição reparte-se entre a Irmandade de Nossa Senhora da Lapa e o Centro Português de Fotografia (CPF), a primeira sendo responsável pelo local onde se encontra sepultado o corpo do autor de “Amor de Perdição” e o CPF enquanto espaço onde Camilo Castelo Branco esteve preso em 1860, na antiga Cadeia da Relação.

“A irmandade é uma instituição que, pela sua natureza, é fechada, reservada aos irmãos, mas tem consciência da importância do seu acervo e da importância dos bens que possui e, portanto, tem vontade de os mostrar à cidade e de ser um parceiro juntamente com outros que podem mostrar peças importantes”, referiu Manuela Rebelo da Irmandade da Lapa.

A entrada para a exposição, que estará patente até ao dia 1 de junho, deve ser feita pela entrada lateral da Igreja da Lapa, estando aberta entre as 9h30 e as 12h00 e as 14h30 e as 18h00 durante a semana, enquanto ao fim de semana o horário de visita é das 15h00 às 19h00.

Além disso, também pode visitar a exposição “Camilo Cá e Lá” no CPF.