Moda

Portugal Fashion: Um conto de Storytailors

O primeiro dia da 36ª edição do Portugal Fashion arrancou no Palácio Foz, mais especificamente na Sala dos Espelhos, na quarta-feira, dia 25, com a apresentação da coleção da dupla Storytailors.

João Branco e Luís Sanchez contaram a história de “El Diablo, A Velha Menina, La Sayona Del e a Cabaça Dela”. Os estilistas inspiraram-se nos contos para criar a coleção outono/inverno 2015/16.

“Uma das imagens mais sedutoras e convidativas do inverno é a ideia de uma lareira reconfortante, onde as labaredas dançam sinuosas, aquecendo-nos quando nos aproximamos. Aconchegamo-nos à sua volta e deixamo-nos ficar num torpor bom. Contamos histórias uns aos outros, partilhamos experiências. Conversas longas que se prolongam ao serão. Histórias curiosas, divertidas, misteriosas, desconcertantes, assustadoras. Na penumbra, estremecem sombras que desafiam a nossa imaginação e alteram a nossa perceção do espaço e do tempo”, explicam os designers na nota de imprensa.

Storytailors montagem

A linha baseou-se em contos e tradições da Venezuela e Portugal: “Em Portugal, uma avó alentejana contava ao neto todos os anos três histórias sempre de seguida e pela mesma ordem: primeiro ‘As Filhoses de Natal”’, depois ‘A Velha e a Cabacinha’ e, por fim, a ‘Capuchinha’. O neto via as três narrativas como uma só, ao ponto de as achar incompletas se contadas umas sem as outras. Na Venezuela, outro menino ouvia contos da LLorona, da Sayona e do Silbón, autênticas almas penadas fabulosas que lhe povoavam os sonhos e que se misturavam com figuras das alegres festividades que conhecia, os ‘Diablos Danzantes’, muito semelhantes aos ‘Caretos’ de Trás-Os-Montes. A fusão destas referências foi o ponto de partida para começarmos esta história surreal”.

Lãs, pelo, algodão, neoprenee fibra foram as apostas da dupla. Na passerelle o preto, que representa o desconhecido, o mistério, o escuro das noites longas, esteve em destaque.

Veja as fotos:

Veja o vídeo:

Portugal Fashion Reflector – Desfile Storytailors from Portugal Fashion – Anje on Vimeo.

Fotos e Vídeo: Portugal Fashion