Atualidade

Orlando Bloom visita comunidades afetadas pelo ébola

O ator, que é embaixador da boa vontade da Unicef, concluiu na segunda-feira, dia 23, uma visita de quatro dias à Libéria, um dos países mais afetados pelo ébola, onde se reuniu com representantes de movimentos sociais e educativos, que se destacaram na luta contra a epidemia.

Orlando Bloom, a primeira personalidade que viaja ao país desde o início da epidemia, também visitou uma escola de uma comunidade na fronteira com a Serra Leoa, onde ficou a conhecer os protocolos de segurança que foram introduzidos para a reabertura das escolas, que permaneceram fechadas durante sete meses. Estes protocolos, introduzidos com o apoio da Unicef para reduzir os riscos de transmissão, incluem a medição da temperatura corporal das crianças quando estas chegam à escola e o controlo da higiene dos alunos, como a exigência de lavar as mãos, antes da sua entrada nas salas de aula.

A epidemia de ébola na África Ocidental, cuja notificação oficial completa hoje um ano, infetou mais de 24 mil pessoas, entre elas cinco mil crianças, e provocou quase 10 mil mortos.

“Todas as pessoas que conheci neste país empenharam-se no combate ao ébola para poder retomar as suas vidas com normalidade”, concluiu o ator.

Fotos: Unicef