Televisão

Jeremy Clarkson foi despedido do “Top Gear”

Jeremy Clarkson está de saída do “Top Gear” e o seu contrato com a BBC não vai ser renovado, confirmou Tony Hall, diretor geral da estação pública britânica

A decisão não foi tomada de “ânimo leve”, mas a partir do momento que “uma linha foi ultrapassada” o canal “não poderia deixar de tomar uma atitude”, disse Hall.

Jeremy Clarkson, de 54 anos, apresentador do famoso programa sobre o mundo automóvel, foi suspenso pela BBC a 10 de março. Um inquérito foi instaurado após Clarkson ter agredido e insultado Oisin Tymon, um dos produtores. A discussão aconteceu num hotel de Yorkshire, porque não havia “comida quente” para os apresentadores durante as filmagens. A seguir ao confronto Tymon ficou a sangrar de um lábio e foi parar ao hospital.

O canal decidiu investigar o sucedido, apesar não ter sido apresentada uma queixa formal.

Desconhece-se de momento o destino do programa, ou se os dois companheiros de Clarkson no “Top Gear”, Richard Hammond e James May irão continuar a apresentar o formato, que tem 350 milhões de telespetadores em todo o mundo, três milhões de subscritores no YouTube e 1,7 milhões de revistas vendidas todos os meses.

Recorde-se que no final da semana passada foi até entregue à BBC uma petição com um milhão de assinaturas a pedir o regresso de Clarkson. No entanto, este movimento não convenceu a estação.