Lifestyle

Férias da Páscoa: Atividades para os mais novos

As férias da Páscoa estão à porta, por isso muitos pais veem-se a braços com o problema do costume: o que fazer com os filhos. A Move Notícias deixa-lhe algumas sugestões de campos de férias e atividades que com certeza vão agradar aos mais novos e tornar esta Páscoa uma época inesquecível.

Férias da Páscoa ao ritmo da música
A escola de Dança Sabor Latino, no Porto, preparou um programa de férias para os mais novos muito animado, com aulas de Break Dance, Zumba, Latinas, Afro House e MTV Dance.

11062562_802402863171547_4850526697438463197_n

Pony Club do Porto
O Pony Club do Porto dispões de um Campo de Férias para crianças dos 5 aos 14 anos.
O objetivo é incluir crianças com necessidades especiais ou não, na partilha de diversas atividades à volta da equitação. Montar, tratar, brincar e passear com os póneis são as palavras de ordem para os dias de férias.
É garantida a cada criança a oportunidade de desenvolver ao máximo o seu potencial, num ambiente enriquecedor e estimulante, com monitores formados e especializados.
As portas para a diversão abrem dia 23 de março até 2 de abril, com o valor de 95€ por participante, com desconto para irmãos, havendo ainda a possibilidade da criança participar só em alguns dias.

campos de ferias 6

Museu de Serralves
O programa de férias escolares destina-se a crianças e jovens dos 4 aos 12 anos de idade e procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade, tendo como ponto de partida o contato com a arte e a natureza. As oficinas têm um caráter lúdico e pretendem estimular a experimentação e a vivência em grupo.
As oficinas realizam-se de 23 de março a 2 de Abril, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Oceanário de Lisboa
O Oceanário de Lisboa convida os pequenos exploradores dos oceanos a “mergulharem” em grandes aventuras literárias com sabor a sal. Nestas “Férias Debaixo de Água”, os dias transformam-se num cenário fascinante com personagens fantásticas, viagens até às profundezas do mar e encontros com animais marinhos gigantes.
De 23 de março a 6 de abril, as crianças dos 4 aos 12 anos conhecerão os grandes clássicos como o “Moby Dick” ou a “Menina do Mar”, através de atividades educativas e divertidas.

Sea Life no Porto
O Sea Life Porto tem agendada uma série de atividades para as férias escolares. O mar e as criaturas marinhas servem de inspiração para os vários ateliers que decorrem das 11h às 19h do dia 21 de março até 5 de abril.
De 21 a 26 de março, decorre o Atelier Tartaruga Mealheiro, onde os mais novos vão reciclar garrafas PET (politereftalato de etileno) – um dos principais agentes de poluição, que pode permanecer na natureza por até 800 anos – e transformá-las em mealheiros em forma de tartaruga.
Já de 27 a 31 de março, as protagonistas vão ser as molas da roupa! O Atelier Molas Animadas vai explorar o engenho e a perícia dos mais pequenos, em diversos trabalhos manuais.
De 1 a 5 de abril, a Páscoa é o tema dominante, como não poderia deixar de ser. No Atelier Ovos da Páscoa, meninas e meninos vão usar uma panóplia de materiais diferentes para decorar os ovos da Páscoa. Os ateliers são totalmente gratuitos, mediante disponibilidade.

Oceanário de Lisboa_Férias Debaixo de Água Páscoa

Parque Biológico, Vila Nova de Gaia
Este ano decorrem de 23 a 27 março, de 30 março a 2 de abril, e 6 de abril, com entrada às 9h00 e saída às 18h00. Em altura de férias, o Parque Biológico de Gaia abre estas Oficinas pensadas para crianças e jovens dos seis aos 14 anos de idade. Estes espaços lúdicos e formativos que o Parque criou privilegiam atividades de descoberta da natureza, de contacto com animais e outras experiências de ar livre. O custo diário é de 18 euros. Saiba mais aqui: http://www.parquebiologico.pt/userdata/2015_FLYER_of-prim.pdf

Museu Berardo
As atividades que o Serviço Educativo propõe para as férias da Páscoa que decorrem nas semanas de 23 a 27 de março e 30 de março a 02 de abril das 9h30 às 17h30. O custo é de 105 euros na primeira semana e 80 euros na segunda semana, montantes a que acrescem 5 euros relativos ao seguro, com almoço incluído.

Páscoa no Museu do Oriente
Partir à descoberta de novos sabores e lugares distantes é a proposta do Museu do Oriente para as férias da Páscoa, para crianças dos 7 aos 12 anos.
De 23 a 27 de Março, a oficina “De comer e chorar por mais!” vai dar a conhecer ingredientes de diferentes países, contar a sua história e, quem sabe, preparar uma surpresa. Todos os dias, um destino culinário diferente, rumo a Oriente. O preço é de 50 euros por cinco manhãs (10h00 às 13h00).
Na semana seguinte, 30 de março a 1 de abril, e partindo das peças do Museu, os participantes são desafiados a criar uma verdadeira tripulação, cada um com a sua função, para embarcar numa grande aventura marítima. Como seria o dia-a-dia dos marinheiros do século XVI, que partiam nestas longas viagens rumo ao desconhecido, é o que vão descobrir. O preço é de 30 euros por três dias.

pascoa_marinheiro

Férias no Zoo de Lisboa
Com o lema “Toca e Descobre” nos Ateliers de Férias do Zoo, as crianças dos 3 aos 5 anos são convidadas a participar numa aventura onde se conjuga o saber, o saber fazer e o saber estar. Tratam-se de Ateliers interativos, de descoberta, investigação e aprendizagem. Os preços são por cinco dias consecutivos 190 euros, quatro duas consecutivos 154 euros e um dia temático 43 euros.

Zoo Santo Inácio, Vila Nova de Gaia 
O Zoo da Quinta de Santo Inácio oferece várias atividades, que vão decorrer de 30 de março a 2 de Abril, pelo preço diário de 20 euros, como Conhece o tratador das Suricatas , Alimentação das Capivaras e Maras , Picnic na Selva, O mundo das Aves de Rapina, Caça ao Ovo na Selva, Alimentação dos Lémures , entre muitas outras. O preço inclui refeições, materiais para as atividades, monitores e seguro.

Zoo

 

Museu do FC Porto
Este ano, as férias de Páscoa vão ser ainda mais históricas com o Museu FC Porto by BMG. De 23 a 27 de março, a atividade “Um Dia na Terra do Dragão” prolonga-se como nunca e vai levar as crianças à descoberta dos palcos da magia azul e branca, onde estão todas as estrelas do universo do FC Porto.
Museu, Estádio do Dragão, Academia de Bilhar, Dragão Caixa, Vitalis Park, Centro de Treinos e Formação Desportiva (no Olival) e estúdios do Porto Canal fazem parte desta extraordinária oportunidade cheia de aventuras, surpresas, diversão, desporto e acções lúdico-pedagógicas, para crianças dos 6 aos 12 anos. A participação neste evento especial pode ser de um até cinco dias. Os preços podem ir desde os 20 euros (um dia) até aos 80 (cinco dias).

Pavilhão do Conhecimento
Nas férias da Páscoa, o Pavilhão do Conhecimento vai ser o cenário de uma grande aventura.
Para embarcar na Expedição Aventura Viva, os pequenos exploradores terão de se vestir a preceito: chapéu, botas e lupa são fundamentais! O objectivo é explorar a ciência que nos rodeia.
Durante esta aventura científica, os participantes irão descobrir que do esparguete podem fazer uma torre resistente e que a electrónica está mesmo ao alcance das suas mãos. Vão embarcar num safari de dimensões microscópicas e vestir a pele de um ilustrador científico.
O preço vai de 40 euros (1 dia) até 160 euros (1 semana), o almoço e o lanche estão incluídos.

Visionarium, Santa Maria da Feira
No Visionarium as crianças podem desfrutar de um programa único, repleto de experiências, jogos, desafios, desporto e muita diversão. O preço por um doa é de 12,5 euros e duas semanas custa 100 euros. Saiba mais aqui: http://www.visionarium.pt/Newsletters/pascoa2015.pdf

Universidade do Porto
Com a chegada da Páscoa e da primavera, onde as flores, os insetos e as cores predominam, a Universidade do Porto, através da Unidade de Cultura, apresenta um programa de oficinas intitulado “O Maravilhoso Mundo dos Insetos…e outros bichinhos”. As crianças poderão divertir-se com atividades de expressão plástica, de culinária e de descobertas científicas com muita animação à mistura. O programa destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos e o valor por semana é de 50 euros (inclui lanche da manhã e da tarde). As atividades têm lugar na Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira – Porto).

DSC_5619

Universidade da Beira Interior
A Universidade da Beira Interior (UBI), através dos seus Serviços de Ação Social, está a oferece um Campo de Férias – fUBI Páscoa´15. O Campo fUBI é um local com estrutura física organizada e segura, onde a criança ou o jovem encontra novas possibilidades de atividades que proporcionam as mais variadas experiências e o desenvolvimento da sua autonomia.
Este campo de férias destina-se a crianças desde os 6 aos 15 anos e o preço é de 40 euros por semana (inclui alimentação e seguro).

Páscoa no Fluviário de Mora
O Fluviário de Mora assinala a Páscoa com atividades especiais para os mais novos, entre 23 de Março e 5 de Abril sob o lema “Do Ovo e Semente até à Flor e Gente”.
Muitas surpresas farão parte destes dias tão especiais de férias e descubra-se Os Ovos Arco-íris durante a visita ao espaço. Na Sala de Aula/Laboratório fique-se a saber mais sobre esta época festiva com a actividade Sobre a Páscoa, eu sei… e afinal Quem nasceu primeiro, o ovo ou o… peixe?