Lifestyle

Facebook vai esclarecer o que pode e o que não pode ser publicado

No sentido de evitar confusões e esclarecer a sua política de conteúdos, o Facebook vai fornecer mais detalhes sobre o que pode e o que não pode ser publicado na rede social. Entre as novas regras, o site vai dedicar um tópico para as chamadas “organizações perigosas”, que explicam melhor a questão do terrorismo. Além disso, dará mais informações sobre os tipos de nudez permitidos.

“Agora vamos esclarecer que não apenas proibimos organizações terroristas e os seus membros no Facebook, como também elogios ou apoio a eles, às suas práticas ou líderes, que era algo que não foi detalhado antes”, explicou à BBC a directora de conteúdos do Facebook, Monika Bicket.

As regras sobre nudez dizem que fotos que exibem nádegas totalmente expostas são proibidas, assim como as imagens de “seios femininos se os mamilos aparecerem”, exceto em casos de “mulheres ativamente comprometidas na amamentação” ou que “mostram seios com cicatrizes pós-mastectomia”. Estas novas diretrizes surgem depois de o Facebook ter sido duramente criticado por excluir imagens de mulheres a amamentar.

Já quanto às mensagens, os textos detalhados sobre atos sexuais também serão banidos da rede. A nova política de conteúdos trará também tópicos específicos sobre bullying, discursos de ódio, atividade criminosa e auto-lesão.

A rede social vai, ainda, adaptar a sua política de conteúdos a cada país. “Em alguns lugares, por exemplo, é contra a lei partilhar conteúdos considerados uma blasfémia. Apesar de a blasfémia não ser considerada uma violação nos padrões da comunidade, respeitamos as leis de países onde operamos e vamos avaliar o conteúdo denunciado e restringindo os conteúdos nesses determinados países se concluirmos que viola a lei local”, lê-se no comunicado da empresa.