Cultura

Conheça os bastidores do Teatro Nacional São João

Este ano, no Teatro Nacional São João (TNSJ), o Dia Mundial do Teatro transforma-se na Semana Mundial do Teatro. De 24 a 28 de março, o TNSJ promove cinco visitas guiadas com participação de artistas, figuras públicas e ilustres elementos do “protocolo afetivo” do TNSJ, que levantam o “pano” sobre as histórias do teatro e o que acontece para lá do palco e dos olhares dos espectadores. A efeméride será ainda assinalada com a realização de oficinas e masterclasses, onde o público tem oportunidade de descobrir os segredos e pormenores da conceção de um espetáculo, com formadores especialistas em várias áreas.

As visitas guiadas têm início a 24 de março, terça-feira, e contam com o contributo do cenógrafo Pedro Tudela. No dia 25, quarta-feira, é a vez do ator João Reis relatar os episódios vividos num palco que conhece bem, tendo participado em produções como Turismo Infinito ou O Mercador de Veneza, de Ricardo Pais. O convidado de dia 26 de março, quinta-feira, é o arquiteto Luís Soares Carneiro, especialista em espaços culturais. No Dia Mundial do Teatro, dia 27 de março, sexta-feira, os visitantes vão ser guiados por Nuno Carinhas, diretor artístico do TNSJ. Finalmente, no dia 28, sábado, é José Pêra, antigo fiscal de sala do TNSJ, quem dá a conhecer a Casa e conta as histórias curiosas dos bastidores. As visitas guiadas decorrem às 12h30 e a entrada tem o custo de cinco euros.

Duante a tarde, são as oficinas e masterclasses com especialistas que participaram em muitos dos espetáculos do TNSJ a ocuparem o espaço com mais de 200 anos de história. Pedro Tudela orienta no dia 24 uma masterclass sobre cenografia. No dia seguinte, 25 de março, será João Tuna, realizador e fotógrafo, que tem vindo a eternizar muitas das produções do TNSJ através da sua lente, explica o papel da fotografia no Teatro, tendo por base o registo do espetáculo Fim das Possibilidades.

Dia 26, quinta-feira, é a vez de Marla Santos ensinar como se faz caracterização para teatro, enquanto que dia 27 de março, sexta-feira, João Henriques vai dar uma aula sobre técnica vocal. Dia 28, sábado, a oficina incide sobre a importância do movimento na dramatização e está a cargo de Elisabete Magalhães. As oficinas decorrem entre as 14h30 e as 17h30 e têm um custo de 10 euros, exceto as masterclasses de Cenografia e de Fotografia que são gratuitas. As atividades têm lotação limitada e as inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected].