Atualidade

Celebridades enviam carta aberta a Angela Merkel

Beyoncé, Lady Gaga, Meryl Streep e Charlize Theron estão entre as 36 mulheres, do mundo do entretenimento e dos negócios, que escreveram uma carta aberta à chanceler alemã sobre a condição feminina.

Estas estrelas quiseram dizer a Angela Merkel que que “a pobreza é sexista” e que as mulheres ficam “sempre em desvantagem” em situações de pobreza. Esta iniciativa foi lançada pela organização britânica ONE, no âmbito do Dia Internacional da Mulher, que se celebrou no último domingo, com o objetivo de alertar para a importância da igualdade entre sexos.

“Para pôr as coisas em termos simples, a pobreza é sexista e não vamos acabar com ela até admitir o facto que as mulheres e raparigas estão sempre em desvantagem até que os líderes políticos e cidadãos em todo o mundo trabalhem para que elas tenham uma possibilidade real. Quando trabalhamos para as raparigas e para as mulheres, trabalhamos para todos”, pode ler-se no texto enviado a Merkel e à presidente da União Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma.

“Se conseguirmos este direito, poderíamos ajudar a tirar cada menina e cada mulher da pobreza até 2030 – e, com isso, tiraríamos todas as pessoas”, apontam as mulheres.

A organização ONE lançou ainda um relatório em que chama a atenção para um facto: a probabilidade de morrer ao dar à luz é 183 vezes maior para as mulheres da Serra Leoa do que para as mulheres suíças, entre outros dados estatísticos que ilustram as disparidades entre países desenvolvidos e os países mais pobres e entre as mulheres e os homens em todo o mundo.