Atualidade

Apresentador despedido por chamar macaco a Michelle Obama

Rodner Figueroa, apresentador da estação de televisão de língua espanhola Univisión, nos Estados Unidos, foi despedido por ter dito que Michelle Obama parecia ter entrado no filme “Planeta dos Macacos”.

O comentário foi feito durante o programa “El Gordo y La Flaca”, no qual foram mostradas várias fotos da primeira-dama, com o objetivo de comentar os diferentes visuais. Enquanto eram mostrados os vários looks, o apresentador comentou: “Podíamos dizer que Michelle Obama entrou no ‘Planeta dos Macacos'”.

O canal não gostou do comentário e anunciou o despedimento do apresentador venezuelano, justificando que a opinião de Figueroa “não reflete os valores ou opiniões da Univisión”.

Entretanto, Figueroa já se desculpou e nega ser racista. Numa carta aberta a Michelle Obama, o apresentador explicou que seu comentário foi “mal interpretado” e não era dirigido a ela, mas ao trabalho do seu maquilhador.

“Sou responsável por essa falta de juízo da minha parte, mas não posso aceitar ser catalogado de racista por ninguém e ser despedido como tal, e humilhado publicamente pela Univisión após 17 anos nesta empresa”, acrescentou.

Figueroa fez referência à sua origem afro-latina e à sua orientação sexual, como o primeiro apresentador abertamente homossexual da televisão latina, para defender que foi um “ativista de causas em prol das minorias”.

Veja o vídeo: