Atualidade

Acidente de helicópteros de reality show envolto em mistério

Ainda não há explicação para o acidente dos dois helicópteros em La Rioja, na Argentina, que provocou a morte de 10 pessoas – dois pilotos e oito atletas, que participavam no reality show “Dropped”. As investigações prosseguem, para que se perceba o que aconteceu.

Os dois aparelhos tinham todas as condições sobrevoavam nos céus de La Rioja, com boa visibilidade. Eram pilotados por dois profissionais experientes: o veterano de guerra Juan Carlos Castillo e Roberto Abate. O governador de La Rioja defendeu o profissionalismo dos pilotos. E destaca a qualidade dos dois helicópteros, “dos melhores do mundo para zonas de alta montanha”.

Entre os mortos estão dois medalhados olímpicos Camille Muffat e Alexis Vastine e a consagrada velejadora Florence Arthaud, todos de nacionalidade francesa. Os atletas deveriam ser colocados num local remoto, próximo aos Andes, e teriam que lutar pela sobrevivência, regressando à civilização, sem quaisquer meios de subsistência.

Especula-se que os três atletas estariam de olhos vendados na altura do acidente fatal. Uma vez que um dos atrativos do programa é a total falta de consciência dos participantes sobre o local onde se encontram. Porém, esta versão avançada pela imprensa internacional não foi confirmada pela produtora. Os três estavam num helicóptero com um câmara e o piloto. No outro estavam outros quatro membros da produção e o outro piloto, que voava perto da outra aeronave justamente para que a filmagem fosse realizada.

Outros concorrentes sobreviveram
De acordo com o que Patrick Durieux, especialista em aeronáutica, disse ao jornal “Le Parisien”, o modelo do helicóptero que transportava os atletas tem seis assentos. Como além de Muffat, Arthaud e Vastine havia um câmara, os equipamentos e o piloto, a aeronave estava lotada.

Por esse motivo, outros participantes não embarcaram no helicóptero e escaparam da tragédia. Ao todo, oito desportistas participavam do “Dropped”. Além das vítimas do acidente, estavam no programa o nadador Alain Bernard, o ex-jogador de futebol Sylvain Wiltord, a ciclista Jeannie Longo, a snowboarder Ane-Flore Marxer e o patinador Philippe Candeloro.

Os participantes que sobreviveram, assim como os membros da produção do reality show, estão isolados em um hotel em Buenos Aires, conforme revelou Philippe Candeloro, patinador que também participava no formato, em entrevista à rádio francesa RTL: “Nós fomos orientados pela produção para não falar, porque as autoridades ainda estão a investigar. Por agora nós estamos isolados no hotel”.

Entretanto, o canal já adiantou, em comunicado, que o programa foi adiado e que todas as equipas regressarão a casa.
“No momento, não temos detalhes sobre as circunstâncias. Tudo o que posso dizer agora é que estamos em total estado de choque”, afirmou o diretor-executivo da TF1, Nonce Paolini.

Veja o vídeo do acidente: