Moda

44ª edição da ModaLisboa arranca hoje

O desfile do projeto Sangue Novo, destinado a jovens em início de carreira, abre hoje a 44ª edição da ModaLisboa – sob o tema Curiouser – , que decorre em vários locais da zona do Terreiro do Paço com apresentação de coleções para o próximo outono/inverno.

Os desfiles hoje arrancam às 18h00, no Pátio da Galé, com o projeto destinado a jovens finalistas de cursos de Design de Moda ou que estejam a iniciar a sua marca, em que serão apresentadas propostas de Banda (Tiago Loureiro e Aloísio Rodrigues), Cristina Real, David Catalán, Duarte (Ana Duarte), Inês Duvale, M HKA (Felícia Macedo e Alexandre Pereira), Patrick de Pádua, Patrícia da Costa, Rúben Damásio e Tânia Fonseca.

Também o Pátio da Galé servirá de passerelle à apresentação das coleções de Ricardo Andrez (19h30) e de Dino Alves (22h00) e , nos Paços do Concelho, as de Olga Noronha e Catarina Oliveira (ambas às 19h30), que nesta edição “saltam” do Sangue Novo para a plataforma LAB, dedicada aos novos talentos.

Para sábado estão agendados os desfiles de Valentim Quaresma, na Casa da Balança da Marinha Portuguesa, do polaco Dawid Tomaszewski, o convidado desta edição, de Luís Carvalho, de Ricardo Preto, de Alexandra Moura, de Miguel Vieira, da What’s Next, de Aleksandar Protic e de Carlos Gil, todos no Pátio da Galé.

Domingo é o dia dos estreantes desta edição, os Awaytomars, inseridos na plataforma LAB, e da angolana Nadir Tati. Os primeiros, tal como Nair Xavier, que também “saltou” do Sangue Novo para a LAB, apresentam a coleção na Casa da Balança. O desfile de Nadir Tati, tal como os de Filipe Faísca, Kolovrat, Saymyname, Nuno Gama e Pedro Pedro, decorre no Pátio da Galé.

Nesta edição, regressa o Wonder Room, uma “pop-up store” (loja temporária) de marcas nacionais, que terá as portas abertas ao público no espaço do BPI na Praça do Município, de hoje a domingo, entre as 15h00 e as 21h00.

De regresso está também a “Workstation”, uma exposição fotográfica que vai sendo montada ao longo dos três dias de ModaLisboa.

Foto: José Gageiro