Lifestyle

Sacos de plástico passam a pagar taxa a partir de hoje

Os sacos de plástico vão passar a custar no mínimo dez cêntimos a partir deste domingo, dia 15. Os consumidores terão de pagar por todos os sacos de plástico leves utilizados em todo o tipo de atividade: desde o supermercado a lojas de vestuário, por exemplo.

A taxa foi introduzida pelo Governo no âmbito da reforma da fiscalidade verde e deverá render 40 milhões de euros aos cofres do Estado.

O objetivo é reduzir a utilização daquele tipo de saco. A taxa é de oito cêntimos aos quais acrescem mais dois cêntimos de IVA.

As lojas já estão a preparar alternativas que passam pela venda de sacos reciclados reutilizáveis ou pela venda de sacos de papel, entre outros. Por exemplo, no Continente os sacos vão custar 10 cêntimos, mas a partir do dia de hoje a cadeia de supermercados vai oferecer um saco de compras reutilizável de longa duração a todos os clientes detentores de Cartão Continente, o momento da primeira compra após a efetivação do diploma. No Jumbo e no El Corte Inglés os sacos de plástico também passam a custar 10 cêntimos.

No Pingo Doce e no Lild a lei não vai mudar nada, pois estas empresas já cobravam pelos sacos de plástico.

sacos