Cultura

Portugal dos Pequenitos vai ter novidades

Este ano o Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, celebra 75 anos, por isso o parque vai receber novos monumentos.

A Fundação Bissaya Barreto (FBB), entidade que gere o espaço, pretende avançar, entre 2015 e 2016, com a construção de “novos monumentos representativos do Portugal contemporâneo”, de forma a “não deixar o parque parado no tempo”, afirmou à agência “Lusa” a presidente da FBB, Patrícia Viegas Nascimento.

Os responsáveis ainda estão a decidir quais os monumentos que serão acrescentados ao parque, mas o objetivo é replicar edifícios portugueses pós-década de 1960, data da última intervenção no Portugal dos Pequenitos. Além disso, está também prevista a introdução de mais casas regionais.

A par dos novos monumentos, a Fundação Bissaya Barreto também pretende lançar “novos conteúdos e novas abordagens”.

Respeitando a filosofia do parque, que se afirma “como projecto lúdico-pedagógico”, pode haver “a introdução de alguma tecnologia” durante a reforma dos conteúdos pedagógicos, bem como a aposta nos audioguias.

A fundação vai, ainda, investir em infra-estruturas de apoio do parque, prevendo-se a criação de “um café, esplanadas, zonas de sombra”, bem como intervenções na loja, instalações sanitárias e no espaço destinado ao serviço pedagógico.

O parque tem vindo a ter um decréscimo no número de visitantes desde 2009, tendo registado em 2014 228 mil visitantes, menos 19% do que em 2005, em que registaram 283 mil entradas. Por isto, as novidades pretende atrair mais visitantes.