Moda

Porto Fashion Show mostra talentos europeus

James White foi o grande vencedor do concurso europeu de jovens designers Porto Fashion Show 2015, que trouxe a Portugal jovens formados pelas melhores escolas europeias de moda. Na terceira edição do evento foram ainda galardoados Carla Pontes (Portugal), Silvia Suarez Arranz (Espanha), Giuseppe Perri (Itália), Julia Fraille (França) e Milla Lintilä (Alemanha).

A coleção de menswear #001, de James White, é inspirada no gelo e nas suas variações de espessura e cor. O jovem britânico venceu o título de melhor jovem talento europeu no certame e um prémio total de 8.000 euros (3.000 euros por ter vencido o prémio por país e 5.000 por ser o vencedor final). “Vou encaminhar este prémio para a minha próxima coleção”, revelou o criador, formado pela Falmouth University, atualmente a trabalhar numa alfaiataria clássica inglesa.

No desfile final, que decorreu na última quarta-feira, dia 25, na Alfândega do Porto integrado no salão Modtissimo e na Porto Fashion Week, brilhou ainda Carla Pontes, que venceu o primeiro prémio para Portugal com a coleção Orbit, para o outono-inverno 2015/2016. “É muito bom ter este tipo de reconhecimento”, destacou a jovem criadora formada pelo Modatex, que pela primeira vez irá apresentar a sua coleção em Lisboa, na próxima edição do Portugal Fashion. “Foi bom ver os outros concorrentes e perceber as diferentes linguagens de cada país”, acrescentou.

O prémio para Espanha foi entregue a Silvia Suarez Arranz. A ex-assistente de bordo, formada em Serviço Social, está empenhada em fazer carreira na moda e depois do curso no IED Madrid está a lançar a sua própria marca, La Handmade. “A moda é a minha paixão. E a moda deve ser um trabalho diário”, revelou a espanhola, que no Porto apresentou uma coleção onde se liberta dos uniformes que durante muitos anos fizeram parte da sua vida. “Ser a vencedora é muito especial mas acho que foi um esforço de equipa”, sublinhou.

A chegada ao mundo da moda é também recente para Giuseppe Perri, que durante anos trabalhou como assistente no Parlamento italiano. Formado pela Accademia Koefia, a sua coleção inspirada no romantismo e na tradição da melhor costura italiana garantiu-lhe o prémio para Itália. “Obviamente que estou muito contente porque é mais uma confirmação de que escolhi o caminho certo”, referiu Giuseppe Perri.

O prémio para França foi entregue a Julia Fraille. A jovem criadora de 23 anos, formada pelo Atelier Chardon Savard, apresentou no Porto Fashion Show a coleção Hang On, uma reflexão sobre o universo da montanha, que mistura os desportos extremos e o estilo urbano: “Este foi o meu primeiro concurso de moda e estou muito contente por ter este reconhecimento e a oportunidade de poder partilhá-lo com as minhas colegas e com a minha escola”.

Já Milla Lintilä foi a vencedora para a Alemanha. Formada pela Esmod Berlin, a jovem criadora passou já por marcas reputadas, como a Alexander McQueen, onde fez o seu estágio, e Balenciaga, onde trabalhou como designer assistente. A coleção, uma versão do Sonora Aero Club retratado pelo artista Charles Dellschau, atraiu a atenção do júri. “Vou pagar o enorme empréstimo que fiz para estudar”, revelou Milla Lintilä em relação ao prémio de 3.000 euros que levou para casa.

Os vencedores da 3.ª edição do Porto Fashion Show foram escolhidos por um júri internacional, presidido por Paulo Vaz, presidente do conselho de administração do CENIT, e composto pelo designer de moda Luís Buchinho, em representação de Portugal, Jaime de la Figuera, consultor do salão madrileno Momad Metrópolis em representação de Espanha, a jornalista francesa Catherine Toffaletti, do Le Fashion Post, Brigitte Nutz, gestora de projeto na área de moda e tecidos de vestuário da Messe Frankfurt em representação da Alemanha, Giovanni Conti, professor e investigador na área do design do Politecnico di Milano em representação de Itália, e Julie Driscoll, portfolio director do salão Pure London, em representação do Reino Unido.

“A nível geral, todos os países tiveram uma proposta muito boa, muito forte. Tornou algo difícil a decisão do júri”, indicou Luís Buchinho, que considera ainda que o Porto Fashion Show “também também reafirma muito o Porto como uma cidade onde se está a começar a tomar decisões para o futuro da moda europeia”.

Para além da apresentação das coleções ao júri e do desfile final, o programa do Porto Fashion Show incluiu ainda a visita a cinco empresas portuguesas de renome – A2 Asdrubal J.A, Adalberto Estampados, Crispim Abreu, Pizarro e Polopique – que impressionaram os jovens designers europeus. “É impressionante como empresas de tão grandes dimensões têm a sua sede nestas cidades pequenas e são capazes de abarcar todas estas fases num só espaço. Não tinha tido um contacto tão próximo com a indústria têxtil como aqui e acho extraordinário a quantidade de maquinaria existente para alcançar a perfeição no produto final”, revelou Natacha Aedo Dúran, concorrente da Esmod Berlin, da Alemanha.

Veja as fotos do desfile de James White.

Fotos: José Gageiro